Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) realizou a “Ação Pop Cidadania” na Praça da Bíblia, no Lavapés.
O objetivo principal foi conscientizar os moradores em situação de rua sobre políticas públicas, oferecendo orientação e, especialmente, oportunidades de emprego para ajudá-los a superar os desafios da vida nas ruas. A ação contou com o trabalho intensivo das equipes de Abordagem Social, Centro Pop e Albergue.
Ao longo dos três dias, foram atendidos 77 moradores em situação de rua e 11 aceitaram ser encaminhados ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em busca de oportunidades de emprego, enquanto 9 optaram por receber passagens e foram encaminhados para suas cidades de origem.
Serviços – A Prefeitura ofereceu os seguintes serviços durante a ação: Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com oportunidades de emprego; Serviços de saúde, incluindo avaliação em saúde bucal, distribuição de kits (escova e creme dental), teste rápido para HIV/Sífilis/Hepatite, encaminhamento para avaliação médica e acolhimento em comunidade terapêutica; Grupos de Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos com suporte mútuo na jornada para a recuperação.
“Essa Ação Pop Cidadania é um reflexo do compromisso da Administração Municipal. Estamos empenhados em conscientizar e oferecer suporte aos moradores em situação de rua, proporcionando oportunidades de emprego e acesso a serviços essenciais”, destacou a secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe.
A Prefeitura de Bragança Paulista oferece diversos serviços assistenciais voltados aos moradores em situação de rua, incluindo: Centro Pop, CRAS, Abordagem Social, Albergue Municipal, CAPS-AD e PAT.