A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, divulgou o cronograma da Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, que será realizada entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro.
As Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Atualmente o mosquito Aedes Aegypti é o que mais preocupa as autoridades por o ser o transmissor da dengue, chikungunya e Zika
Em todas as ações haverá mostruário do mosquito Aedes aegypti; participação do personagem do mosquito; casinha da dengue; mostra de locais de criadouros do vetor e distribuição de folders.
A Mobilização Estadual tem por objetivo promover um esforço concentrado e simultâneo em todos os municípios paulistas, para reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e a oferta de recipientes no período favorável para sua proliferação.
Até 24 de novembro, foram confirmados 311.863 mil casos de dengue, distribuídos em 625 municípios, com 276 óbitos.
Em Bragança, apenas de dengue, até dia 30 de outubro foram confirmados 136 casos. Não foi divulgado se houve óbitos em decorrência da doença.
O município faz ações frequentes de combate ao Aedes aegypti através dos Arrastões de Limpeza, que ocorrem sempre as sextas-feiras, cada semana em uma região do município.
Na próxima sexta-feira (1/12) a operação “Arrastão de Limpeza”, está programada para ocorrer em mais oito bairros da cidade: Comendador Cardoso, Vila Aparecida, Paineiras de Bragança, Altos de Bragança, Jardim Santa Rita, Residencial das Ilhas, Residencial dos Lagos e Jardim Sevilha. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica, conta com apoio da Secretaria de Serviços. No último Arrastão de Limpeza, foram retirados 10 caminhões de materiais inservíveis.
Cronograma – Hoje (28) das 8h às 10h40 – Feira de Alimentos do Lago (Endereço: Rua Alpheu Grimello); 13h30 às 15h40 – Em frente ao Supermercado Mendonça (Endereço: Av. Deputado Virgílio de Carvalho Pinto).
Amanhã (29), das 8h às 10h40 – Feira de Alimentos do Posto de Monta (Endereço: Av. Dr. Fernando Costa); 13h30 às 15h40 – Estratégia de Saúde da Família Jardim São Miguel (Endereço: Rua Máximo Bertolini,75).
Na quinta-feira (30), 8h às 10h40 – UBS Santa Luzia (Endereço: Rua Mary Siqueira,171) e 13h30 às 15h40 – Praça Raul Leme.
Na sexta-feira (1/12), 8h às 10h40 – UBS Vila Aparecida (Endereço: Av. São Cristóvão, 365) e 13h30 às 15h40 – Terminal Rodoviário João Solis Garcia – Rodoviária Velha (Endereço: Rua Nicolino Nacarati).
Recomendações gerais para eliminação de criadouros do Aedes aegypti:
Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; • Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura; • Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas; • Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; • Tampar ralos; • Manter o vaso sanitário sempre fechado; • Identificar sinais de umidade em calhas e lajes; • Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.
A Secretaria da Saúde orienta a população a procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de dengue, chikungunya ou Zika, como dores no corpo e febre. O diagnóstico e o tratamento para as doenças são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).