Por Agência Unico
Outubro mal começou e já tem gente fazendo a lista dos itens de desejo para a Black Friday, que, neste ano, acontece em 24 de novembro e promete movimentar o varejo – especialmente o e-commerce. Mas as facilidades e vantagens das compras online se misturam com a preocupação com fraudes e golpes no ambiente da web. E isso se torna ainda mais relevante em algumas épocas do ano quando temos um aumento significativo das vendas online.
Com descontos atrativos, a Black Friday caiu rapidamente no gosto do consumidor brasileiro. Por isso, muitos sites de vendas online programam com antecedência as ações e campanhas de divulgação. Uma pesquisa do Google estima que 67% dos consumidores no Brasil já se preparam para as compras deste ano.
Toda essa empolgação dos consumidores e lojistas também chama a atenção de criminosos. Portanto, é preciso redobrar a atenção com a segurança digital para evitar cair em golpes.
O alerta, claro, não é para desmotivar as pessoas. Mas seguir as dicas para uma compra online segura pode evitar muitos prejuízos.
Desconfie de tudo
Alex Nunes, diretor de Inovação da Unico, empresa especializada em identidade digital, alerta sobre as diferentes modalidades de golpes. Segundo ele, o mais comum é cair em uma loja falsa. “Existem muitos sites que se passam por importadoras, vendem produtos por valores impossíveis de serem reais, não entregam os itens e, no final, fecham o site”, comenta Nunes.
Na maioria dos casos, os golpistas de lojas falsas são bem convincentes. Alguns até entregam parte das encomendas para receber feedbacks positivos dos consumidores e, com isso, conseguir manter a fachada.
“Há também golpes que simulam lojas reais, com marcas conhecidas. Nesse caso, a vítima acredita estar adquirindo produtos de empresas com reputação positiva, mas está comprando num site falso”, diz Nunes.
A fragilidade na segurança de comércios legítimos também é outro problema que pode colocar o cliente em apuros. Portanto, fique atento na hora de enviar seus dados para qualquer site. Isso porque brechas no sistema podem permitir o vazamento de informações e dados pessoais para os fraudadores.
“Lojas novas ou pouco conhecidas geralmente apresentam mais riscos para o usuário. É importante pesquisar com pessoas conhecidas ou em redes sociais outros compradores que tenham interagido com ela ou mesmo há quanto tempo a loja está no mercado”, afirma o especialista.
Outra recomendação valiosa: não caia no conto dos produtos com preço muito fora do valor de mercado. Afinal, esse é um sinal clássico de perigo à vista e uma das iscas preferidas dos golpistas para conquistar os mais desavisados.
Em situações como essa, Nunes tem uma dica valiosa: “Existem sites que centralizam reclamações de usuários e clientes. É importante checar se há muitas reclamações sobre a loja em que pretende adquirir o produto ou serviço. Isso também pode ajudar a identificar fraudes”.
Tecnologia de ponta
Quando o assunto é segurança e prevenção a fraudes, clientes e empresas precisam estar atentos. Por parte das empresas, adotar tecnologia de ponta é um dos meios mais eficazes para atuar de forma segura e proteger os consumidores.
Isso também engloba a divulgação dos mecanismos de segurança adotados, garantindo transparência e confiança nas transações realizadas nos sites de e-commerce.
Segundo o executivo da Unico, existem no mercado normas claras sobre a criação dos processos de pagamento, armazenamento de dados e padrões de segurança que devem ser seguidos.
“É importante monitorar a implementação do software, versionamento e a correção de vulnerabilidades conhecidas. No geral, são diversas operações de segurança da informação”, cita Nunes.
Outro ponto é a garantia de que as informações dos consumidores não serão expostas a vulnerabilidades. “Em relação aos dados dos usuários, devem ser utilizados serviços de autenticação confiáveis e provados na indústria. Por fim, temos a utilização de criptografia em todo o processo e transparência para os usuários de como suas informações estão sendo utilizadas”, explica.
O executivo da Unico destaca ainda que é possível implementar serviços que validam a identidade das pessoas nas mais diversas transações online, usando, por exemplo, a biometria facial – um das tecnologias oferecidas pela Unico
O armazenamento seguro de dados desses serviços geralmente segue padrões de segurança elevados, são dedicados e possuem muitos mecanismos necessários para garantir a confiança de todo o processo.
“Quando a implementação for desenvolvida pela própria empresa, é importante, ao desenhar o serviço de autenticação, lembrar que todo o processo deve ser criptografado, que dados armazenados nos dispositivos não podem ser confiados e que, em qualquer uma das fases da transação, pode haver manipulação por usuários mal-intencionados”, finaliza Nunes.
Dicas infalíveis
Agora que você já conhece os principais golpes aplicados e também a importância de atuar na prevenção deles, confira seis dicas infalíveis de segurança para compras online indicadas pelo diretor de Inovação da Unico, Alex Nunes:
1 – Pesquise sempre a loja antes de inserir dados pessoais ou efetuar pagamentos;
2 – Escolha métodos de pagamento seguros que, se possível, ajudem a reverter a transação caso o produto não seja entregue;
3 – Sempre desconfie de ofertas muito boas ou fora do padrão de mercado;
4 – Crie uma senha específica para a loja. Nunca utilize senhas de redes sociais, e-mails ou acesso a outros serviços financeiros;
5 – Em caso de mensagens de erro ou de falha na transação, entre em contato com a instituição financeira ou operadora do cartão de crédito no mesmo instante;
6 – Nunca faça pagamentos diretos para pessoas físicas ou através de redes sociais. Um golpe comum nessas redes é o fraudador pedir uma “pequena” taxa de frete. Após o pagamento, o golpista simplesmente desaparece com o dinheiro e, claro, não envia o produto à vítima.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S A.