Com 9 candidatos na disputa para ocupar 5 vagas, a eleição para o Conselho Tutelar de Bragança terá apenas um local de votação: a Escola Municipal Professor Orlando Pinto de Oliveira (Av. Euzébio Savaio, 96, Vila Santa Libânia). A votação será amanhã (1º), das 8h às 17 horas. É preciso levar o título de eleitor e um documento com foto, ou o Título de Eleitor Digital.
Depois de cumpridas todas as etapas do processo para definir os candidatos, foram aprovados Simone Migliorelli Marques, Verônica Cristina Oliveira Godoy, Geisane Reis de Oliveira, Netânia Geile Carvalho Lisa, Poliana Guazelli, Mário Lucas Fernandes, Leda Márcia Magalhães Alberti, Vanessa Gonçalves Alvarenga e Ângela Maria Gonçalves. São oito candidatos mulheres e apenas um homem.
A remuneração de um conselheiro é de R$ 4.672,65,00 , com carga horária de trabalho semanal de 40 horas, incluindo rodízios de sobreavisos noturnos, feriados e finais de semana. O mandato terá duração de quatro anos e a posse será dada pelo prefeito municipal, em janeiro do próximo ano.
Brasil – A escolha de conselheiros vai preencher cargos nos 6.100 conselhos tutelares por todo o País. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, serão escolhidos 30.500 conselheiros entre os candidatos para os postos.
As regras para os pleitos e requisitos para os candidatos são definidos por leis municipais, mas existem critérios mínimos nacionais definidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): ter reconhecida idoneidade moral, ter pelo menos 21 anos e residir no município do Conselho.
Neste ano, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos foram emprestados pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que também treinaram os mesários e cederam suas listas de eleitores para as comissões eleitorais.