O trabalho da equipe de Abordagem Social da SEMADS continua por todo município. Diariamente dezenas de pessoas são vistas pelas ruas da cidade, em semáforos pedindo dinheiro, dormindo pelas ruas ou ainda usando drogas. Parte das pessoas em situação de rua no município são usuários de drogas e têm se concentrado na região do Lavapés e Matadouro, onde diversas operações de Abordagem Social e das Forças de Segurança já ocorreram. Infelizmente, a força policial se faz necessária, porque algumas dessas pessoas acabam entrando para o crime para sustentar seus vícios, e praticam furtos e roubos nessas regiões.
Na última semana, entre os dias 12 e 14 de setembro, foram abordadas 102 pessoas em semáforos e pelas ruas da cidade, entre elas ambulantes operando de forma irregular nos semáforos. Entre as pessoas abordadas, 22 foram encaminhadas para o Centro Pop – especializada em pessoas que estão situação de rua – para receber assistência psicossocial além de orientações, local para higiene, alimentação e inserção nas políticas públicas existentes para esse público. Outras 29 pessoas foram encaminhadas ao Albergue Municipal, 24 pessoas foram orientadas a voltarem para suas residências, 36 recusaram qualquer tipo de assistência e 03 ambulantes foram orientados e tiveram os produtos recolhidos já que eram vendidos de forma irregular.
As ações continuam e a população pode ajudar acionando a Abordagem Social, através do telefone (11) 99578-4869.
Acampamento – Entre essas ações, ocorreu na quarta-feira (13) a retirada de barracas em terreno de propriedade do Município, localizado na esquina da Rua Aquiles Bianchi com a Avenida dos Imigrantes. Havia denúncias de uso do local para consumo de drogas e prostituição. Diante dessa situação, a ação contou com equipes da Secretaria de Serviços (por meio da Zeladoria Leste), da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS).