“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.” (Armando Nogueira, jornalista)
NOITE INSPIRADA
O Bragantino, salvo dois ou três sustos (grandes é bem verdade) que acabaram debelados pelo goleiro Cleiton, deu uma aula de bom futebol ao Grêmio do técnico Renato Gaúcho. Noite inspirada dos jogadores do técnico Pedro Caixinha, que poderiam ter terminado a partida de anteontem, no Nabizão, com um placar ainda mais dilatado. Meio-campo primoroso, inspirado, criativo e um esquema de jogo que explorou as laterais do campo, levando desespero ao setor defensivo gremista.
RETORNO
O jogo também serviu para marcar os retornos de Eduardo Sasha e Eric Ramires, que estavam no Departamento Médico (DM), e que aos poucos devem recuperar a velha forma. Sasha foi melhor e Ramires ainda sentiu a falta de ritmo de jogo.
NA TERÇA
O time volta a campo na terça-feira (19), quando enfrentará seu algoz na Copa Sul-Americana, o América-MG. Partida que vai acontecer em Belo Horizonte e o técnico Pedro Caixinha não vai ter Aderlan, Sasha e Helinho, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
BENZEDEIRA
Seria prudente a direção do Bragantino procurar uma benzedeira, daquelas boas, e levar todos os zagueiros para tirar a inhaca. A cada partida um se machuca. O time tem 7 para a posição, mas dois demoram a voltar do DM, Leo Ortiz saiu lesionado, Léo Realpe não tem condições, depois de servir a seleção do Equador, Cipriano é novato e sobram apenas dois. Banho de arruda também ajuda, segundo os entendidos no assunto.
RODADAS
Na base do conta-gotas, a CBF divulgou mais cinco rodadas do Brasileirão, da 25ª a 29ª, e o Bragantino joga três delas no Nabizão:Domingo 1/10 – Bragantino x Palmeiras (18h30); Domingo 8/10 – Athletico-PR x Bragantino (18h30); Quinta 19/10 Santos x Bragantino (20 horas); Domingo 22/10 – Bragantino x Fluminense (18h30) e Quinta 26/10 – Bragantino x Atlético-MG (19 horas). Só osso duro de roer, com todo mundo brigando na parte de cima da tabela, exceção feita ao Peixe.
DOMINGO
A primeira partida da Copa do Brasil será amanhã, no Maracanã, reunindo dois derrotados no meio de semana: o São Paulo levou uma virada do Inter-RS e o Flamengo foi amassado pelo Athletico-PR. Entre os dois, o pior ambiente é disparado o do rubro-negro carioca. O técnico Sampaoli continua fazendo uso de suas alquimias, que até agora não deram certo. No tricolor, o futebol caiu muito nos últimos dois meses. Tudo isso para concluir que, ao final dos 90 minutos, qualquer resultado pode acontecer.
GRAFIA
O Bragantino, nos últimos anos, teve uma infinidade de jogadores com o nome Vitinho. Atualmente tem dois, um deles no sub-23. Para tornar mais fácil a identificação daquele que é titular da equipe principal, doravante a grafia que será usada, para diferenciá-lo e facilitar ao torcedor saber de quem se trata, será Vitinho Kiev. O apêndice faz referência ao último clube em que jogou, o Dínamo Kiev.
DECISÃO (I)
Ferroviários e Tuiuti disputam amanhã, às 10 horas, no Estádio Municipal, o título de campeão do Amador Série A 2023. Partida única e se ao final do tempo regulamentar houver igualdade no placar, a decisão vai para os pênaltis. Teoricamente o Ferroviários é favorito, mas pelo que já aprontou durante as fases anteriores, eliminando outros favoritos, o Tuiuti não pode ser considerado favas contadas. Longe disso.
DECISÃO (II)
A lembrar que ambos já decidiram esse mesmo título, no ano de 1983 e o Tuiuti, naquela oportunidade, levou a melhor e ficou com a taça. O time do Taboão tenta o hexacampeonato, e é o maior campeão com 17 campeonatos conquistados. O time do ex-distrito busca o bicampeonato.
AMANHÃ
Também amanhã tem início o Amador Série B, que vale duas vagas para a principal divisão no ano que vem. 14 agremiações brigam por isso e, claro, para não cair à Série C. Os jogos serão todos no período da tarde.
PRORROGADO
Já os meninos tiveram o início do certame de campo adiado para o próximo dia 24. São 40 equipes em cinco categorias, com centenas de atletas.