Na noite de sábado (19), na Avenida Alpheu Grimelo, o Gabinete de Gestão Integrada – GGI realizou operação de fiscalização na orla do Lago do Taboão. A medida é rotineira e tem a intenção de fiscalizar veículos irregulares, bem como motoristas embriagados, tráfico de drogas e demais irregularidades. Durante os trabalhos, um casal embriagado foi detido com uma criança de colo. Neste caso, a intervenção realizada pelas forças de segurança teve intenção em garantir a proteção e bem-estar da criança envolvida e a atuação conjunta com o Conselho Tutelar, demonstrou o compromisso do GGI com os direitos e a segurança das crianças e adolescentes.
Segundo Boletim de Ocorrência, as equipes estavam posicionadas em frente ao prédio da Energisa, quando notaram um casal, totalmente embriagado, com uma criança de colo, passando por ali, tendo a mulher proferido ofensas contra os Policiais Militares da equipe de Força Tática e o rapaz jogado um copo plástico contra uma viatura da Guarda Civil Municipal. Eles foram abordados e identificados como um rapaz de 19 anos e uma jovem de 21 anos. Eles estavam com o filho, uma criança de 2 anos. Em visível estado de embriaguez e visando a segurança da criança, o casal foi levado ao Plantão Central da Polícia Civil, onde o Conselho Tutelar foi acionado, tendo uma conselheira comparecido ao Distrito Policial. Durante os trabalhos a conselheira constatou o visível estado de embriaguez do casal, bem como todos que estavam presentes. O documento ainda aponta que a jovem assumiu aos policiais do plantão e aos GCMs o uso de bebida alcóolica, e o rapaz não conseguiu informar um telefone e o número de seu documento.
Diante dos fatos, a conselheira tutelar entendeu que a criança estava em situação de risco, ainda mais por não ter conseguido fazer o contato com nenhum outro parente, a fim de atender o melhor interesse da criança, opinou pelo acolhimento para o Lar da Benção.
No campo do desacato, as equipes da GCM, que apresentaram a ocorrência, não consideraram que foi desrespeitada em sua função.
Resultado da Operação – A ação do GGI, teve 50 pessoas abordadas, 15 carros e 18 motocicletas fiscalizados, cinco carros e duas motos recolhidos ao pátio, além de 13 autos de infração e um flagrante.