Com uma das melhores apresentações no campeonato, equivalente à goleada que aplicou no Flamengo, o Bragantino não tomou conhecimento do fator casa e bateu o Fortaleza no sábado (29), na capital cearense, por 3 x 0, mostrando superioridade durante a maior parte dos 90 minutos.
O técnico Pedro Caixinha surpreendeu com o esquema tático adotado, com três zagueiros, quatro jogadores no meio e três no ataque. Ao povoar o setor de meio-campo, causou desconforto no tricolor do técnico Vojvoda, dificultando a criação de jogadas. O Massa Bruta se movimentava bem pelos dois setores e criou algumas chances de marcar.
Quando percebeu que não conseguiria criar situações ofensivas tocando a bola, o Fortaleza optou por lançamentos longos, principalmente entre os zagueiros Ortiz e Natan, e aí levou perigo em pelo menos três oportunidades.
O gol do Braga veio aos 22’, em cobrança de falta efetuada por Lucas Evangelista, que cruzou no ‘segundo pau’ para Luan Cândido, que cabeceou no contrapé do goleiro e abriu o marcador.
Um minuto depois Marinho teve a chance de empatar, mas Juninho Capixaba, o melhor do jogo, conseguiu bloquear a conclusão a gol. O time caiu de produção e o Fortaleza buscou o empate aos 37’, também depois de lançamento longo: Calebe invadiu a área pela esquerda e cruzou para Thiago Galhardo que, de frente para o gol, mandou à direita da meta de Cleiton.
Etapa final – Na volta do intervalo o técnico Pedro Caixinha mudou a forma de jogar, colocando em campo o lateral Andrés Hurtado, no lugar de Luan Cândido, voltando ao esquema de 4-3-3, como forma de melhorar o poder defensivo. Aos 53’, em jogada de Lucas Evangelista, Thiago Borbas cabeceou rente à trave. Aos 57’ João Ricardo saiu jogando errado e Bruninho quase fez o segundo, porém o goleiro se redimiu com grande defesa.
Aos 70 minutos, uma pintura de jogada fez o Bragantino ampliar para 2 x 0: Juninho Capixaba, cobrando falta, tocou para Lucas Evangelista, na entrada da área, que deu um ‘chapeu’ no marcador, levantou para Thiago Borbas, este desviou de cabeça e encontrou Bruninho entrando pela esquerda, que bateu sem chances para o Fortaleza.
E para fechar uma exibição quase perfeita, Sorriso, já nos acréscimos, recebeu a bola dentro da área, pela esquerda, bateu a gol, o goleiro cearense deu rebote e Thiago Borbas mandou para as redes, 3 x 0 para o Bragantino.
Destaques – Dois jogadores tiveram atuações irrepreensíveis, os melhores em campo: Juninho Capixaba e Lucas Evangelista. O time teve ainda as boas atuações de Matheus Fernandes, Gustavinho, Bruninho e Thiago Borbas.
A destacar a demonstração do técnico Pedro Caixinha, de que tem repertório e consegue mudar a forma de jogar da equipe quando necessário.
17ª RODADA
FORTALEZA 0 x 3 BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro Série A – 17ª Rodada
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 29 de julho de 2023 (domingo, 18h30)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG) – Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Celso Luiz da Silva (MG) – Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Público: 26.124 pagantes – Renda: R$ 301.304,00
Cartões amarelos: Guilherme e Titi (Fortaleza) e Thiago Borbas, Gustavinho e Lucas Evangelista (Bragantino)
Gols: Luan Cândido aos 22’, Bruninho aos 70’ e Thiago Borbas aos 91’ (Bragantino)
FORTALEZA: João Ricardo; Dudu (Lucero), Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Yago Pikachu), Lucas Sasha, Pochettino e Calebe (Machuca); Marinho (Guilherme) e Thiago Galhardo (Kauan). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
BRAGANTINO: Cleiton; Léo Ortiz (Luan Patrick), Natan e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Eric Ramires (Gustavinho), Lucas Evangelista e Luan Cândido (Andrés Hurtado); Vitinho (Sorriso), Eduardo Sasha (Bruninho) e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.