No 1º semestre de 2023, a Secretaria de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica, com apoio da Secretaria de Serviços, realizou 17 Arrastões, em 100 bairros, com a retirada de 211 caminhões com materiais inservíveis ou que sirvam de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
Além do Arrastão, diversas ações são realizadas para eliminar criadouros, como visitas casa a casa, bloqueios e busca ativa de casos, coleta e análise de larvas, ações educativas nas feiras de alimentos e escolas, nebulização costal, atendimento de denúncias realizadas pelos munícipes, entre outros.
Nesta sexta-feira (21), com o início do segundo semestre, o Arrastão de Limpeza será retomado nos bairros : Planejada 1, Julieta Cristina e Parque dos Estados.
Para que o serviço ocorra de forma eficaz, a Administração solicita aos moradores que coloquem os inservíveis na calçada, em frente às suas casas, na noite em que antecede o Arrastão de Limpeza, ou seja, quinta-feira, para que sejam recolhidos no dia da ação.
A fim de controlar a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya e zika, deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, mantendo totalmente cobertos com telas, capas e tampas os reservatórios e locais que possam acumular água, com o objetivo de impedir a proliferação de ovos do mosquito Aedes aegypti.