Nesta quinta-feira (1), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e de Habitação, realizou a recepção dos 15 idosos contemplados pelo Programa Vida Longa, denominado “Olinda Salaroli Cerqueira”.
O Vida Longa fica no Jardim Vista Alegre e faz parte do Programa SP Amigo do Idoso. O Projeto viabiliza moradia digna e gratuita para pessoas com 60 anos ou mais, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.
“Foi um trabalho incessante do Deputado Edmir Chedid junto ao Governo do Estado e também do nosso saudoso prefeito Jesus Chedid. Hoje recepcionamos os idosos que, pelo programa, podem se sentir acolhidos e viver uma vida plena. Nos preocupamos também com um espaço adequado para o Vida Longa, que oferecesse toda a infraestrutura necessária. Temos posto de saúde e transporte público, além de outros equipamentos para que os moradores tenham sua independência”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
SELECIONADOS – Foram selecionados pela SEMADS, por meio dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), 15 idosos que se encaixam no perfil do programa.
Os selecionados atendem aos critérios definidos, sendo eles: ter idade igual ou superior a 60 anos; ser independente para as atividades da vida cotidiana; estar em situação de vulnerabilidade e risco social; ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos; residir no município há pelo menos dois anos; prioridade para beneficiários do BPC e aqueles em extrema pobreza. Casais idosos em situação de vulnerabilidade social também poderão ser atendidos. Os beneficiários não recebem a posse das moradias. As casas são do Poder Público e cedidas no sistema de república. Não é possível, por exemplo, se mudar com familiares para o local e em caso de morte do idoso, não há direito a herança de familiares.
Informações sobre o Programa Vida Longa e como os idosos podem se candidatar podem ser obtidas diretamente em uma unidade do CRAS ou CREAS do município ou pelos contatos: (11) 4032-4098 / semadsbraganca@gmail.com
ESTRUTURA – As casas são compostas por cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Todas as moradias têm mobiliário básico, como geladeira, fogão, cama, guarda-roupas, sofás, entre outros móveis e eletrodomésticos.
Itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.
As áreas comuns também são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.
Participaram da recepção o Prefeito Prof. Amauri Sodré; os Vereadores José Gabriel (representou o Deputado Estadual Edmir Chedid), Fábio Nascimento, Missionária Pokaia e Natanael Ananias; a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe; o Secretário de Habitação em Exercício, André Monteiro; o Coordenador do Programa Vida Longa no município e Chefe da Divisão de Habitação, Francisco Júnior; o Presidente da Acohab, Bruno Leme; o Representante da Vereadora Camila Marino, Paulo Lima; a filha da patronesse, Ana Maria Cerqueira Acedo; a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dilza Cardoso; Secretários Municipais e Servidores Municipais.