Se preparando para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), está realizando pré-conferências de assistência social no município. A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e ocorrerá no dia 14 de junho, no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid.
Três encontros já foram realizados e o próximo, acontece no CRAS Santa Libânia, na sexta-feira (26), das 13h às 16h, para o CRAS Santa Libânia, Centro Dia do Idoso – CDI, Residência Inclusiva, Lar da Bênção, Cadastro Único, CREAS e Conselho Tutelar (1 representante). O debate será sobre o Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.
Encontros anteriores – O primeiro encontro aconteceu na segunda-feira (15), no CRAS Águas Claras. Com participação de membros do CRAS Águas Claras, SAMA e Conselho Tutelar, foi debatido o Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.
Na sexta-feira (19), a pré-conferência aconteceu no CRAS Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior, na Planejada II, com a participação de profissionais do CRAS que sediou o encontro, Programa Vida Longa, CRAS Anchieta e Conselho Tutelar. O debate foi sobre o Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
Na segunda-feira (22), o CRAS Anchieta realizou a pré-conferência das 13h às 16h, com participação do ECOA, Conselho Tutelar (1 representante), Albergue e Centro POP para falar do Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.