Faltando 10 dias para o encerramento do prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, 15.807 contribuintes bragantinos ainda não enviaram o documento à Receita Federal. O número corresponde a 33,9% do total das declarações esperadas até o dia 31. Conforme dados da Receita Federal, em Bragança são esperadas, dentro do prazo, entre 43.950 e 45.092 documentos.
Até às sexta-feira (19)às 23h59, haviam sido entregues 29.285 declarações, equivalentes a 64,9%. Quem já entregou também recebe antes se tiver direito à restituição do imposto pago, respeitando a ordem de prioridade.
A Receita Federal alerta que quem entregar a declaração após o encerramento do prazo fica sujeito à multa e ainda pode ficar com o CPF pendente. Por isso, o contribuinte precisa se apressar e não deixar para fazer a entrega no último dia.
Quem optar por receber a restituição via PIX ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando os requisitos estabelecidos pela Receita Federal. Em relação ao PIX, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.
O programa do IR está disponível para download desde 9 de março. O preenchimento e a entrega da declaração são feitos no mesmo programa. Os computadores da Receita Federal recebem as declarações por 20 horas diárias, com pausa entre 1h e 5h para manutenção dos sistemas.
Estão legalmente obrigadas a enviar a declaração de imposto de renda as pessoas físicas (cidadãos e cidadãs) residentes no Brasil, que no ano-calendário (ano anterior ao da entrega da declaração) tenham somado mais que R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis ou, ainda, aqueles enquadrados em outras situações.
No ano passado foram 41.813 declarações enviadas pelos contribuintes da cidade.