O pacote de obras que contempla o prolongamento da Avenida Oswaldo Assis Gonçalves, no Jardim Europa, a implantação de ponte atrás do Estádio do Ferroviários AC, implantação da Praça Olympio Pannunzio, término de calçadão e iluminação, vai ser licitado no próximo dia 26. O trabalho também inclui o término da calçada da Alameda das Ilhas Britânicas.
A Tomada de Preços nº 010/2023 foi publicada na edição nº 1514 da Imprensa Oficial do município. A empresa contratada dará continuidade aos serviços que foram interrompidos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que não emitiu a licença dentro do prazo esperado. Isso fez com que a planilha de custos ficasse defasada e a empresa responsável, à época, considerou inviável dar sequência à obra e desistiu do contrato.
Parte do trabalho já foi realizado, como a colocação de calçada em piso intertravado na Alameda das Ilhas Britânicas e na área paralela ao campo do Ferroviários.
O prolongamento da Rua Oswaldo Assis Gonçalves será por meio de uma ponte e tem por objetivo desafogar o tráfego do cruzamento da Avenida Europa com a Alameda Alemanha e abrir novo acesso do bairro para a Avenida dos Imigrantes, complementando a interligação da Praça da Poesia.
Uma nova entrada ao Estádio do Ferroviários também será criada, com o objetivo de reduzir o risco de pessoas que acessam o local pela Av. dos Imigrantes. Além disso, um estacionamento será construído no trecho de extensão da Rua Oswaldo Assis Gonçalves, para atender a UBS do Taboão que está sendo construída. Uma nova creche também está em construção naquela região, e a obra vai facilitar o acesso.
A implantação de calçadas nos locais trará mais segurança para os pedestres e ainda serão instalados bancos e iluminação em LED.
Trânsito – A interligação da Rua Oswaldo de Assis Gonçalves com a Avenida Europa, na altura da Alameda França, vai melhorar a condição do trânsito, com atendimento à população dos bairros Jardim Primavera, Jardim Europa, Santa Luzia, dentre outros, que passam a contar com mais opções no sistema viário.
O trecho da Rua Oswaldo Assis Gonçalves terá sentido único para a Avenida dos Imigrantes e a Avenida Europa terá sentido único para o bairro. Outras vias também terão seus sentidos de mão modificados para que a circulação seja otimizada.
As vias terão sentido único de tráfego para solucionar problemas de trânsito diários de lentidão e periculosidade no acesso entre a Avenida Europa e a Rua Oswaldo Assis Gonçalves, entre o Jardim Europa e o Jardim Primavera.
É esperada redução de filas de veículos na região, conferindo aspecto seguro com a implantação de ajustes geométricos e nova sinalização.