Com quase 30 viaturas e mais de 50 policiais pelas ruas, a primeira ação do GGI – Gabinete de Gestão Integrada – no ano parou Bragança Paulista, na tarde de quinta-feira (26). Denominada de “Gênesis”, a operação uniu as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal, em combate à criminalidade e foi um sucesso. Foram nove pessoas presas, dentre elas três traficantes e dois homens procurados por roubo, e 222 porções de drogas apreendidas. Ao todo, 235 pessoas foram abordadas, além de 189 carros e 95 motocicletas, sendo que uma foi apreendida.
Sob a coordenação do novo Delegado Seccional, Dr. Sandro Montanari, juntamente com o Capitão PM Jonathan Costa de Paula e com o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, a ação foi dividida em três partes e teve início por volta das 17h, com pontos de bloqueio nas quatro principais entradas da cidade, Variantes do Taboão e Guaripocaba e Rodovias Capitão Bardoíno (Bragança/Socorro) e Alkindar Monteiro Junqueira (Bragança/Itatiba). Na segunda parte, foram montados pontos de bloqueios na Rodoviária João Sólis (Rodoviária Velha) e na Praça da Bíblia, locais que tem aglomeração de pessoas, usuários de drogas e até traficantes. Por fim, na terceira fase, as equipes se dividiram e realizaram rondas ostensivas em diversos bairros da cidade.
Para o Delegado Seccional Sandro Montanari, a ação marca o início de uma nova era na Segurança Pública da cidade, estreitando ainda mais os laços entre as Forças de Segurança, com o objetivo comum de defender a sociedade e trazer sensação de segurança à população. “É o início, é um novo ciclo. Todos nós juntos somos mais fortes e através do GGI, Gabinete de Gestão Integrada, nós pudemos realizar a operação de hoje, juntando aproximadamente 27 viaturas e mais de 50 policiais”, disse o delegado que organizou a operação. Montanari ainda falou sobre a criação do GGI, “Nisso a gente é até entusiasta. Eu,secretário Bertin, praticamente fundamos o GGI. A gente fez de tudo para que isso desse certo, porque a união de várias forças faz um efetivo maior. Hoje nós conseguimos trazer mais de 50 policiais e isso é uma coisa difícil de se fazer, mas que com o GGI ficou muito fácil”.
O Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, também destacou a importância dessa integração entre as Forças de Segurança. “O importante dessa operação é a integração e essa integração vem através do GGI. Temos todas as Forças de Segurança do Município falando a mesma língua, trazendo as demandas e através disso fazemos o planejamento para ações como a realizada hoje”, explicou. Ele ainda destacou que os investimentos que a administração municipal faz em relação a GCM, com novas viaturas, armamentos, uniformes, cursos de aperfeiçoamento, elevaram as atividades da GCM, que hoje é atuante na cidade, realizando diversas prisões em flagrante.
O Capitão PM, Jonathan Costa de Paula, não fugiu à regra e falou sobre o sucesso da operação por conta da união de esforços das Forças de Segurança. Ele ainda destacou a importância de uma união com a população. “Nós queremos que a sociedade de bem, que nos apoia junto com a gente. Como poderíamos pedir essa união com a sociedade se nós não fossemos unidos. Então, essa operação mostra para a sociedade que estamos unidos, que queremos sim nos unir com a sociedade para tudo que precisar. A Companhia está de portas aberta e vamos estar de braços abertos para receber a população”, disse o comandante da 1ª Companhia do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que ainda falou sobre a importância do Programa Vizinhança Solidária, um dos projetos que cria laços de confiança entre a PM e a sociedade.
Prisões e apreensões
A Operação Gênesis realizada pelo GGI, resultou em prisões em flagrante por tráfico de drogas, capturas de procurados e foragidos do sistema prisional, além de terem apreendido22 porções de drogas. A Operação ocorreu em diversos bairros da cidade.
A Primeira ocorrência foi quando uma equipe passava pela Av. dos Imigrantes, próximo ao sambódromo, e alguns indivíduos que estavam próximo à concha acústica saíram correndo. Um deles deixou cair uma meia, onde foram encontradas 26 pedras de crack e R$ 178 em dinheiro. Ele foi identificado como G.T.F. de 19 anos. Outra equipe fazia diligências pela R. Exp. Demerval de Oliveira, no bairro do Toró, quando viram um indivíduo sentado na calçada, que ao ver a polícia saiu correndo e entrou em um bar. Policiais Militares foram no seu encalço e moradores começaram a incitar animosidade contra a equipe. O suspeito aproveitou para sair correndo e fugir da abordagem. Ele subiu em telhados de algumas casas, até que caiu e foi detido e identificado como D.G.A. de 24 anos. Com ele foram encontradas 33 pedras de crack, 08 papelotes de cocaína e 01 porção de maconha.
Simultaneamente, outra equipe estava no bairro do Cruzeiro, e na Rua Califórnia deteve um adolescente de 16 anos com 11 papelotes de cocaína, 02 pedras de crack e R$ 188 em dinheiro. Em uma barbearia no CDHU Saada Abi Chedid G.T.R. de 23 anos foi preso ao ser flagrado com 156 papelotes de cocaína, 07 porções de maconha e 11 pedras de crack. Ainda no CDHU, três foram presos três foragidos da Justiça, o primeiro foi G.B.O. de 42 anos, procurado, pois não retornou ao CPP de Hortolândia após benefício de final de ano. C.B.M. de 41 anos, foi capturado pois contra ele havia mandado de prisão por tentativa de roubo e C. R. S. de 29 anos, tinha prisão temporária decretada pela Justiça por roubo.
Todos foram autuados em flagrante e apresentados em audiência de custódia, o adolescente foi apresentado ao Juiz da Infância e Juventude e os capturados recolhidos à cadeia.