No dia 19 de janeiro de 2021 teve início em Bragança a vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira dose do imunizante Coronavac, do laboratório Butantan. Passados dois anos, foram 507.255 doses, segundo dados oficiais do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), da Secretaria de Estado da Saúde.
Mesmo assim, o número de faltosos para completar o ciclo inicial e as doses de reforço é grande, apesar dos esforços das autoridades de saúde do município. De acordo com os números, 9.461 pessoas ainda não tomaram a segunda dose, 32.523 a primeira de reforço (terceira) e 62.412 a terceira de reforço, que vem a ser a quarta dose, e que equivale a 53,30% do total.
As mulheres foram as que mais se vacinaram, 269.826 doses, enquanto os homens, 237.429 imunizados.
São números preocupantes, pois os casos positivos para a doença não cessaram, ainda que o total de vítimas fatais tenha diminuído.
Em todo esse período é necessário destacar que os bons resultados obtidos derivam do trabalho das equipes de saúde do município, dos mutirões que viravam madrugadas recebendo, contabilizando e separando as doses para aplicação, e que ainda mantém salas de vacinação funcionando todos os dias.
VACIMÓVEL – Pensando na ampliação da vacinação dos faltosos a Prefeitura disponibilizou na semana passada o Vacimóvel – veículo que lpercorre os bairros do município e oferta à população a oportunidade de completar o esquema vacinal. Segundo a Prefeitura, nos três primeiros dias do projeto foram vacinadas 96 pessoas.
A ação continua de segunda à sexta-feira das 8h às 16h, somente com imunizante Pfizer. Na segunda (23) a programação começa no bairro Julieta Cristina/Planejada 1 no cruzamento da Rua Elisário Eliseu de Oliveira com a Rua Álvaro Contro; na terça (24) e na quarta (25) o veículo estará no Jd. São Miguel na Rua Olívio Alves do Amaral; na quinta (26) e na sexta (27) serão atendidos moradores da região do Toró, na Avenida Guaripocaba, Bairro da Marina (próximo a Padaria São Pedro);