Foi publicado na quarta-feira (14), em Diário Oficial, o calendário letivo de 2023 da rede estadual de São Paulo. As aulas têm início em 3 de fevereiro e se encerram em 15 de dezembro. O primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento. O recesso escolar dos estudantes acontece integralmente em julho do dia 3 ao 23, dentro deste período os docentes também terão 15 dias de férias (3 ao 17). O calendário também prevê reuniões de planejamento, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e replanejamento, em 24 de julho. Dividido em 2 semestres e 4 bimestres, o ano possui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais.
Inscrições – Estudantes que estão fora da rede pública de ensino, municipal ou estadual, já podem realizar inscrição em escolas estaduais de São Paulo. Podem se cadastrar estudantes oriundos da rede particular, estados, países e até mesmo aqueles que não possuem matrícula ativa no ano de 2022. A pré-inscrição pode ser feita em qualquer unidade escolar, nos postos do Poupatempo ou através do link da SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline/login). É preciso apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), e-mail, comprovante de residência, histórico escolar e o comprovante de vacinação do aluno atualizado. Após realizar a inscrição, o estudante terá sua documentação analisada e será alocado na unidade escolar mais próxima a sua residência, com vaga disponível e ensino adequado a sua necessidade. O resultado da matrícula será divulgado no dia 23 de janeiro.
Poupatempo – Para realizar o serviço é obrigatório agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou em totens de autoatendimento e escolher a unidade. No dia e horário marcados, basta comparecer os documentos. A parceria entre Poupatempo e a Seduc já totaliza quase 11 mil atendimentos entre canais digitais e postos de atendimento. Destes, mais de 1,2 mil foram intenções de matrículas. Nas plataformas eletrônicas do Poupatempo, também estão disponíveis outros serviços da Educação, como Atestado de eliminação de matrícula, Boletim Escolar, Carteirinha do aluno, Certificado de conclusão via EJA, Consultas de RA, matrícula, concluinte e Histórico, Declaração de matrícula e Intenção de transferência.