Em nota divulgada no final da noite de ontem, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou que o trecho da Avenida dos Imigrantes, no bairro do Lavapés, sentido bairro/Taboão, foi interditado em razão do afundamento da via devido às fortes chuvas que ocasionaram o deslizamento do muro de arrimo.
A interdição, ainda segundo a nota, foi solicitada pelo prefeito Amauri Sodré, para evitar problemas e garantir a segurança das pessoas. A medida determinou que o trânsito de veículos leves está sendo desviado para a Rua João Franco, em virtude de obras na confluência da Avenida dos Imigrantes com a São Lourenço. Na semana passada, a Secretaria de Mobilidade Urbana já havia feito o bloqueio da passagem de caminhões no mesmo trecho da via. Os veículos mais pesados tiveram o trânsito desviado para a Rua Peru, na rotatória do Rodoterminal, tendo como alternativas de trajeto a Rua Doutor Freitas e as Avenidas Lindóia e Minas Gerais. Nesses trechos não há proibição de tráfego de caminhões.
A Prefeitura deu início aos trâmites para a realização de obras emergenciais no local.
Defesa Civil divulga balanço das fortes chuvas
A forte chuva que desabou no domingo, no início da noite (entre 18h e 19 horas), atingiu alguns pontos da cidade, em especial a região Centro/Sul. Não houve vítimas, segundo a Prefeitura, que acionou todas as secretarias para adotar as providências necessárias.
A média de chuva registrou 33,4 milímetros no período de uma hora e, das seis estações pluviométricas instaladas no município, três mostraram volume maior de chuva. A região do Jardim Dr. Júlio de Mesquita Filho foi a que registrou maior volume: 33,04 mm. A estação do Lavapés marcou 33 mm e a do Rio Lavapés, 29,04 mm. Na região Sul, onde choveu muito, não há estação pluviométrica instalada.
As ocorrências registradas pela Defesa Civil: acúmulo de água na Rua Tupi e dois carros que possivelmente tentaram passar pelo alagamento ficaram ilhados. Não houve vítimas. Queda de energia na região da Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo (a Energisa informou que a manutenção foi realizada ontem, pois houve acúmulo de água nas galerias que ficam sob a via.
As ruas Jerônimo Martins Carreteiro e 19 de Abril, na região central, e a Avenida Antônio Pires Pimentel, próximo à Rua Itália, apresentaram acúmulo de água. Na Rua Ernesto Losardo, no Jardim Califórnia, também houve pontos de alagamentos. O Campo do Ferroviários também ficou alagado durante a forte chuva.
Ocorreu ainda o desabamento parcial do muro da Escola Municipal Profª. Maria Elisa Quadros Câmara. O muro nã
o suportou a grande quantidade de água. Não houve vítimas ou prejuízos para o prédio escolar. Apenas a via ficou interditada para a retirada do entulho acumulado pela queda. Equipes iniciaram o trabalho de reconstrução ontem.
Na Rua Pedro Izzo, no Jardim das Laranjeiras, ocorreu o desabamento de um muro nos fundos de uma residência. O imóvel foi invadido por lama e água provenientes de um terreno baldio na divisa entre os imóveis. A família foi atendida pela Guarda Civil Municipal e Defesa Civil e equipe da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social também foi chamada. Não houve vítimas e a família optou por ir até a casa de familiares.
Ontem mesmo foi contatado pela Defesa Civil o proprietário do terreno baldio para que tome as providências necessárias para evitar o acúmulo de água.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram as vistorias necessárias em todos os pontos com ocorrências.
Obras – A Prefeitura de Bragança tem realizado nos últimos anos uma série de obras para combate a enchentes. Há algumas ações, no entanto, que tivessem sido tomadas, evitariam os alagamentos registrados no domingo.
Segundo a administração, a construção do “piscinão” do Euroville é uma das obras que evitaria os alagamentos registrados. A Prefeitura já notificou os empreendedores para que a obra seja realizada.
As intervenções no Lago do Orfeu também evitariam alagamentos. A Prefeitura aguarda decisão judicial para que as obras sejam iniciadas.
Também é aguardado o início da obra de alargamento da Ponte que fica na Rua Felipe Siqueira, no bairro Santa Luzia. O processo está em fase de licitação.