A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a utilização da tecnologia cell broadcast para o envio de alertas de desastres à população nas operadoras de telefone celular. De acordo com o deputado Edmir Chedid (União), os envios de avisos alcançarão uma faixa maior da população brasileira. As operadoras têm até 31 de dezembro de 2023 para a implantação da tecnologia.
“Com essa modernização, todos os usuários em áreas de risco passarão a receber as mensagens diretamente na tela do telefone, mesmo sem estarem cadastrados. É um avanço que complementa os serviços de avisos por SMS, Telegram, Google Alertas, TV por Assinatura e, mais recentemente, por meio do WhatsApp, que foram lançados pela Defesa Civil Nacional”, comentou o parlamentar.
Edmir Chedid explicou que o sistema conta com avanços importantes: dispara alarme com aviso sonoro, mesmo se o celular estiver no modo silencioso, e sobrepõe a mensagem de alerta na tela independentemente do conteúdo que estiver em uso. “Esta decisão da Anatel contempla justamente uma antiga reivindicação que tenho defendido aqui para o Estado de São Paulo”, acrescentou.
Cadastro – Hoje é possível receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil de São Paulo, cadastrando-se no link www.https://chat.whatsapp.com/DdJmWZzFTno30wuglaHrVa