O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelhos de risco de chuva superior a 100 milímetros (mm) por dia, nas próximas 24 horas, em São Paulo, Paraná e em Santa Catarina. Em Bragança Paulista, a GB apurou que a previsão é que até sexta-feira (2/12) chova 77 milímetros, o que pode causar novos pontos de alagamento como o que ocorreu na madrugada de ontem na Av. Alberti Diniz, às margens do Piscinão do Califórnia.
Segundo nota emitida pela Prefeitura, os Piscinões deram conta das últimas chuvas e evitaram enchentes, mesmo com o transbordo do Piscinão do Califórnia, que provocou o único ponto de pontos de alagamento registrado no dia. Ainda segundo a mesma fonte, o acúmulo de água foi momentâneo na via devido ao alto volume de chuvas que, conforme a Defesa Civil foi maior do que índice registrado pela estação pluviométrica instalada no Jd. São Miguel de 33,02 mm. Apesar das fortes chuvas não houve registros de vítimas.
O “Piscinão” é capaz de reter 18 mil m3 de água e conforme a prefeitura evitou o alto volume de água que o Ribeirão do Lavapés recebe e que há anos causa enchentes nas partes mais baixas da cidade, como Vila Malva, Rua Jeronimo Martim Carreteiro. Na manhã de ontem, as equipes da Secretaria de Serviços realizaram a limpeza, recolhendo os galhos e folhas que se acumularam no local.
Alertas – A Previsão ainda é de muita chuva e o alerta vermelho para o estado de São Paulo, e para Bragança Paulista as chuvas intensas devem cessar nesta terça-feira quando é previsto chover 25mm, mas a precipitação será contínua até o final de semana com índice pluviométrico entre 12 e 15mm.
Diante do alerta a população deve estar atenta aos cuidados nesse período. Entre os riscos, estão as quedas de árvores e/ou galhos, deslizamentos de terra, possíveis focos de água acumulada e fortes correntezas, bem como descargas elétricas. A Defesa Civil, orienta que sejam adotadas de segurança, para evitar possíveis transtornos e acidentes.
Deve-se evitar atitudes como: permanecer em locais abertos ou descampados ou próximos a árvores, postes, grades e alambrados. É importante não ter contato com água, evitando entrar em piscinas e similares, ou ficar próximo à beira de rios, lagos ou córregos. Em caso de emergência deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone (11) 4035-6037 ou a Guarda Civil Municipal (GCM), através do número 153.