Ao longo da história muito se disse que o futebol sérvio (por décadas com a nomenclatura de iugoslavo) era muito parecido com o do Brasil, pelo toque de bola e talento individual de jogadores. Hoje, com um futebol completamente modificado, com ênfase na preparação física, não se sabe se essa comparação é mais possível.
Ambos estreiam amanhã (24), na Copa do Catar, partida que será disputada às 16 horas no Lusail Estadium. Nas casas de apostas e em grande parte da mídia, o Brasil nunca foi tão favorito.
Com o nome de Sérvia, ambos se enfrentaram duas vezes, ambas com vitória dos brasileiros: 2 x 0 na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e quatro anos antes, em encontro amistoso, 1 x 0.
Ainda nos tempos de Iugoslávia, foram 18 partidas, com 9 vitórias do Brasil, 7 empates e 2 triunfos dos iugoslavos. No histórico da Copa do Mundo, equilíbrio total, com 1 vitória para cada lado e 2 empates.
Equipes – O técnico Tite ainda não definiu qual o onze titular do Brasil que entra em campo, mas a imprensa presente em Doha crava que a estreia contará com Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlyson e Vinícius Jr.
Também sem confirmação oficial, a Sérvia do técnico Dragan Stojkovic pode começar com Rajkovic; Veljkovic, S Mitrovic e Pavlovic; Zivkovic, Milinkovic-Savic, Lukic e Kostic; Tádico; Jovic, Vlahovic.
Até o fechamento desta edição, a Fifa não havia divulgado a arbitragem que vai atuar nesse duelo.