REPETECO
Coleguinhas próximos da direção do Bragantino divulgaram no final de semana que um dos nomes pretendidos para o comando técnico da equipe no ano que vem é o espanhol Miguel Ángel Ramírez, que está nos EUA. Parece filme repetido, inclusive o roteiro. Em 2020, quando Antônio Carlos Zago deixou o clube como campeão da Série B, rumo ao Japão, o CEO Thiago Scuro anunciou que traria um técnico português para comandar o Massa Bruta, com direito a uma viagem à pátria-mãe. Falhou! Depois, como segunda opção, Ángel Ramírez, que àquela altura treinava o Independiente del Valle. Tudo como agora: anunciou-se o desejo de um técnico português e novamente surge o nome de Ramírez.
Em 2020, o desfecho não teve português, nem espanhol e a diretoria foi buscar Felipe Conceição no América-MG. Portanto, com todos os indicativos de repetição, é bom a direção do Coelho colocar as barbas de molho, pois em falhando um patrício e Ramírez, a cúpula do Braga pode perfeitamente desembarcar na Arena Independência e buscar Vagner Mancini.
UM NOME
A favor da direção do Bragantino em 2020, o fato de ter sido pega de surpresa com a saída de Zago. Desta vez, no entanto, estranho a direção não ter um nome já definido, pois sabia-se que Barbieri não iria continuar. Pelo menos dois meses antes a relação entre elenco e comissão técnica já estava desgastada. Pelo visto, não existia esse nome.
BARCA I
Apenas os jogadores que chegaram por empréstimo este ano foram devolvidos aos clubes de origem: Ramon (Flamengo), Hyoran (Atlético-MG), Carlos Eduardo (Palmeiras) e Miguel, que era dono do passe. Mas ainda permanece uma tropa de jogadores bem abaixo da média, que tem contrato mais longo com o clube, tipo Weverson, Gabriel Novaes, Sorriso, Jan Hurtado, Jadsom Silva, Léo Realpe, dentre os mais criticados pela torcida.
BARCA II
Em compensação, o clube recebe de volta seis jogadores que havia emprestado a outros clubes: Ytalo (Bahia), Thonny Anderson (Coritiba), Cesar Haydar (Junior Barranquilla), Guilherme (CRB), Leandrinho (Londrina) e Chrigor (Ituano). Outros dois ainda não retornam: Weverton (Internacional) e Emiliano Martinez (Dinamarca).
ACERTO
Se concretizar a contratação do lateral Juninho Capixaba, o Bragantino terá feito um ótimo negócio. Trata-se de um jogador que passou por grandes clubes, como o último, o Fortaleza, onde foi um dos destaques. Excelente lateral esquerdo.
FÉRIAS
Depois de realizar exames na semana passada, o elenco do Massa Bruta entrou em férias e só retorna no dia 2 de janeiro. Para muitos, trata-se de um período de preocupação, pois a volta é justamente uma incógnita em se tratando de permanência no elenco, principalmente se um novo técnico já tiver sido contratado.
DA CASA
O Corinthians, que antes de correr atrás de títulos no ano que vem, terá que correr atrás de dinheiro para pagar as dívidas, especialmente a da Arena de Itaquera, buscou solução caseira para comandar a equipe em campo: Fernando Lázaro, que já era funcionário do clube e em duas oportunidades comandou o Timão como técnico em cinco jogos, sem perder nenhum.
ESTREIA
O Brasil, que aparece como candidatíssimo ao título de campeão, estreia na Copa do Mundo do Catar na quinta-feira, contra a Sérvia, às 16 horas, pelo Grupo G. Quem conhece as histórias da Copa sabe perfeitamente que todas as vezes que o Brasil foi declarado favorito, deu com os burros n’água. Foi assim em 1978, 1982 e 1990. O fiasco maior foi em 2006, na França, quando o mundo se dizia encantado com o ‘quadrado mágico’ do técnico Parreira. E acabou em nada. Depois, era favorito em casa, em 2014, e naufragou feio. Portanto, caldo de galinha e cautela agora, em boas doses, são recomendados.