A Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381, entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP), busca diariamente inovar e reforçar as ações de segurança. Em outubro, a empresa inicia um novo projeto, a implantação do Centro de Controle e Segurança Operacional – CCSO, que irá atuar juntamente com a equipe do CCO, com o objetivo de monitorar de forma remota todas as obras, trabalho de manutenção e conservação da BR-381 e atendimentos em pista, para prestar orientação aos trabalhadores de forma constante.
Assim como o CCO, o time de CCSO atuará 24h por dia e será o guardião remoto da segurança dos colaboradores durante as atividades. “Esse projeto é um grande ganho para nossa equipe e, consequentemente, os usuários. Isso significa que todo nosso trabalho receberá monitoração redobrada, possibilitando intervenção imediata dos operadores, impedindo que falhas aconteçam e minimizando as chances de acidentes”, explica Alisson Freire, Diretor de Operações da Arteris Fernão Dias.
Para monitorar os 562 quilômetros de via sob concessão, a nova equipe contará com a ajuda das 334 câmeras disponíveis ao longo do trecho. Por meio delas é possível observar todas as atividades em andamento em tempo real. “O constante reforço na segurança de quem trafega e trabalha na BR- 381 faz parte de um dos principais pilares de atuação da Arteris Fernão Dias, o “Respeito à Vida”. Todo nosso esforço será sempre será sempre em prol da segurança”. Conclui, Alisson.