O Juiz da 27ª Zona Eleitoral de Bragança Paulista, a maior da cidade, Dr. Laercio José Mendes Ferreira Filho falou com a imprensa no final da tarde desta quinta-feira (29) sobre a expectativa das eleições em Bragança Paulista no próximo domingo (2/10).
Mendes Ferreira enfatizou que Bragança não tem histórico de conflitos durante o período eleitoral e a expectativa é que tudo ocorra de forma tranquila, organizada e sem tumultos mesmo diante da situação polarizada que vive o País.
A orientação é que os eleitores sigam as recomendações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a não aglomeração partidárias, não usar o celular nas cabines de votação, e principalmente que mesários, funcionários da justiça eleitoral são pessoas da comunidade que estão ali para orientar e ajudar o eleitor e garantir que tudo ocorra de forma pacífica. Para Mendes Ferreira, o voto é um ato de cidadania, um dos mais importantes do sistema democrático. “É um exercício de cidadania (o voto) no seu aspecto mais importante. O voto é a expressão, é um ato que mais se torna explícito a igualdade dentro de uma democracia. ” Garantido pelo sigilo, o voto deve ser respeitado, mesmo que divergentes entre cada cidadão.
Mendes ainda disse que é importante que o eleitor pesquise seu candidato, não apenas para presidência, mas para o poder legislativo, pois é ele quem fiscaliza as ações do executivo, além de ser responsável por legislar. É importante que o eleitor leve sua cola com o número de todos os seus candidatos na ordem de votação. As urnas já estão na cidade e já foram testadas pela justiça eleitoral, e não foi encontrada nenhuma irregularidade. Todos os testes foram satisfatórios e as urnas estão prontas para domingo.
Questionado sobre algum temor de atos de violência contra quem está trabalhando nas eleições, ele disse que não. Até agora não houve nenhum problema e não acredita que haja algum ato mais enfático contra esses trabalhadores. O que ocorre, às vezes, é algum problema mecânico, por falta de conhecimento do eleitor sobre a ordem da votação, o que pode gerar alguma insegurança do eleitor. Então a orientação é que o eleitor em dúvida na ordem peça ajuda ao mesário, que está ali para orientar, não quanto ao candidato, mas quanto a ordem da votação e o funcionamento da urna. “Todos estão aptos a orientar e ajudar o eleitor, quando solicitado. ” As forças de segurança do município também estarão alertas para que possa garantir que tudo siga de forma tranquila, como sempre foi.
Novidade – A novidade esse ano é que todas as urnas agora têm o QR Code, e o eleitor pode acompanhar através do aplicativo gratuito Boletim na Mão, disponível nos sistemas Google Play e App Store. Segundo o TSE, o aplicativo Boletim na Mão permite que qualquer pessoa faça essa conferência por meio da leitura do QR Code disponível no Boletim de Urna (BU). Assim, eleitoras e eleitores têm acesso rápido e digitalizado ao conteúdo dos Boletins impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. O aplicativo possibilita ainda a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizar a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na internet pelo TSE após a votação.