Bragança avançou 25 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento analisou 415 cidades do País com mais de 80 mil habitantes e a cidade ocupa agora a 70ª colocação. Se forem considerados os recortes da pesquisa, a cidade é a 49ª mais competitiva entre os municípios da região Sudeste do Brasil e a 41ª no Estado de São Paulo.
Na pesquisa, os destaques de Bragança são: acesso à saúde, qualidade de saúde, qualidade da educação, acesso à educação, segurança, saneamento, funcionamento da máquina pública, inserção econômica e capital humano. As áreas que merecem mais atenção do poder público: inovação e dinamismo econômico, sustentabilidade fiscal, telecomunicações e meio ambiente.
A pesquisa é feita anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. Para a elaboração do ranking, o CLP analisou a capacidade competitiva das cidades pesquisadas. Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia, divididos em sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
No ano passado, na classificação geral do País, Bragança ocupava a 95ª posição.
As cinco cidades paulistas mais competitivas, segundo o ranking, são: Barueri, São Caetano do Sul, São Paulo, Campinas e Santana de Parnaíba. Entre todos os estados brasileiros, São Paulo é o mais competitivo do País, conforme o estudo.