“Há promessas feitas na Democracia que só podem ser cumpridas na Ditadura”. (O Libertário)
PRIMAVERA
Bragança nunca esteve tão florida. Mesmo antes da primavera que começou nesta semana. Parece que a primavera chegou aqui em pleno inverno, contrariando a natureza. A cidade toda está florida. Praças, parques, jardins, canteiros de ruas e avenidas formam uma espetacular aquarela. Um imenso jardim multicor começou a ser formado ainda quando o saudoso prefeito Jesus estava fisicamente entre nós.
A Prefeitura, o prefeito Amauri, as sugestões do deputado Edmir, os valorosos servidores que capricharam na elaboração desse imenso painel de flores multicores, merecem o reconhecimento da população. Parabéns!!!
ELEIÇÃO
Falta uma semana para o povo brasileiro escolher o próximo presidente, senadores, governadores e deputados estaduais e federais.
Talvez seja a decisão mais importante que o povo brasileiro tenha que tomar depois da redemocratização do país iniciada no final do governo militar do general João Batista Figueiredo, em 1985.
As pesquisas patrocinadas por empresas e instituições financeiras junto a vários institutos, criam no psicológico do eleitor uma confusão tremenda por causa das diversidades de resultados. O povo não sabe em quem acreditar, ou melhor, deixa feliz o eleitor de quem está na frente. Porém, as urnas podem contrariar os institutos, como já ocorreu muitas vezes, chegando até a decretar o desaparecimento do mais famoso instituto de pesquisas em eleições, o IBOPE.
Como dizem os políticos e estatísticos, “pesquisa é o possível retrato do momento”. E no dia 2 de outubro o resultado da pesquisa final será revelado pelo instituto Urnas, não como possível retrato do momento, mas como o veredito indefectível da vontade soberana do povo brasileiro. Mas ainda haverá quem duvide, seja quem for o vencedor.
VOTAR
Votar é um ato cívico de cidadania e soberania de cada eleitor. Ter consciência disso ajuda cada um de nós a não se corromper por qualquer motivo ou até mesmo pelo canto da sereia ou pela conversa do lobo mau com o Chapeuzinho Vermelho que já comeu nossas vovozinhas durante 13 anos.
JORNALISMO DE ÓDIO
A imprensa brasileira vive um momento difícil. A Globo, considerada a mais poderosa empresa do setor, assumiu a postura de guardiã do PT e protetora do ex-presidente Lula e persegue raivosamente o presidente Bolsonaro e aliados. A mesma Globo que registrou e testemunhou toda a roubalheira dos governos do PT, toda desgraça causada ao povo brasileiro, que levou empresas e famílias à falência, turbinou a inflação, o desemprego e a fome depois da descoberta de toda a corrupção e do impeachment da ex-presidente Dilma. Sobrou para o presidente Bolsonaro, o bagaço da laranja. Enfim, qual seria a bagaça que levou a emissora praticar o jornalismo de ódio?
CIDADE LIMPA
Faltando 8 dias para a eleição, as ruas da cidade seguem sem a sujeira que a panfletagem política costuma deixar. Vamos ver se isso continuará até domingo que vem. Tomara!
MÍDIAS
Os Cartórios Eleitorais de Bragança iniciaram na quarta-feira (21) a inserção de dados (as chamadas mídias) nas urnas eletrônicas. São 364 no total (sem contar as reservas), já que as 364 estarão nos 52 locais de votação este ano. O treinamento de presidentes, secretários, mesários e pessoal de logística terminou na semana passada. O trabalho com as urnas deve terminar neste domingo, segundo previsão do TRE.
ESPERANÇA AINDA NÃO PERDIDA (1)
Porque a eleição para deputado e governador será este ano muito mais importante para Bragança e Circuito das Águas?
Entendo que, não incluindo Educação, Saúde, que sempre serão prioridades de qualquer governo, a duplicação ou expansão do conjunto da malha viária que une a capital, sul de Minas e região metropolitana de Campinas, é a mais importante obra que se queira construir para a segurança e bem-estar de milhões de pessoas, entre elas estudantes, turistas, comerciantes e outros trabalhadores.
Esse objetivo está em andamento há mais de 30 anos e há sete mandatos do deputado Edmir Chedid e mais outros tantos anos do saudoso deputado Nabi Abi Chedid, que o antecedeu.
Uma das principais desse conjunto de obras é a duplicação da rodovia Capitão Bardoino, que liga a região bragantina ao Circuito das Águas, cuja licitação está judicializada por uma empresa que foi desclassificada do certame. Foi uma luta feroz do deputado Edmir Chedid em todos os seus mandatos para ter esse avanço e chegar a ter recursos financeiros disponibilizados e concorrência pública efetivada pelo governo do Estado.
ESPERANÇA AINDA NÃO PERDIDA (2)
Agora que esse objetivo está para ser alcançado, tudo pode ter sido em vão. A eleição para governador ditará o futuro, porque nada é juridicamente irreversível neste País, quando envolve política e poder, como nos exemplifica a operação lava jato e seus condenados.
Quem governará São Paulo a partir de 2023?
Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB) ou Tarcísio de Freitas (PSD)?
Analisando historicamente, o PT nunca fez nada por Bragança e região. Aliás fez sim. Entre 2013 e 2016, o governo municipal do PT destruiu Bragança, física e financeiramente. O saudoso prefeito Jesus, o vice Amauri Sodré e o deputado Edmir precisaram de dois mandatos para reconstruir a cidade e as finanças.
Se Haddad for eleito, Bragança pode ser ignorada, mesmo com toda história, bravura e habilidade política das lideranças políticas da região. A experiência política que Bragança teve com o PT na prefeitura e na presidência da República nos leva a essa conclusão.
Acredito que se o governador for Rodrigo Garcia ou Tarcísio de Freitas, nossa região e as obras já encaminhadas na esfera estadual não sofrerão solução de continuidade. Como diria o saudoso Prof. William Cardoso, mais uma vez essa é Minha Opinião!
Salmos 23 1:6
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.