Uma das principais receitas do município, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) cobrado anualmente pelo Governo Estadual dos proprietários de veículos, teve um incremento de participação da ordem de 22,3% na receita do município de Bragança no período de janeiro a agosto deste ano. A informação é da Secretaria de Estado da Fazenda.
O valor arrecadado pelo tributo é dividido pela metade entre Estado e Município, e entra no orçamento geral da administração pública, não havendo destinação específica. Isso leva os administradores a insistir na necessidade das pessoas que residem em Bragança em emplacar seus veículos na cidade.
De acordo com os números, de janeiro a agosto último, a Prefeitura arrecadou R$ 43.319.024,36 com o IPVA 2022, receita 22,3% maior que a de igual período do ano passado, quando entraram nos cofres municipais R$ 33.695.860,25.
O IPVA hoje é o quarto tributo em geração de recursos para o governo municipal, atrás de ICMS, Fundo de Participação (FPM) e ISS.
Crescimento – Os aumentos nas receitas com IPVA é um dos indicadores de crescimento da frota de veículos emplacados no município. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Bragança contabilizava até o final de julho, uma frota com 141.414 veículos, dos quais 79.093 automóveis, 30.441 motocicletas e 10.905 caminhonetes. Esses números mostram que a proporção é de 1,2 veículo por habitante.