Bragança Paulista conquistou o 1º lugar no Ranking Ambiental Paulista dentre 645 municípios participantes, com 97,52 pontos. O anúncio ocorreu na quarta-feira (24), na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em São Paulo.
Participaram da solenidade o prefeito Prof. Amauri Sodré; o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre; o coordenador do Programa Município VerdeAzul, Paulo Delgado; a presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno; a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk e a interlocutora do Programa Município VerdeAzul de Bragança Paulista, Carolina Mourão.
O programa, lançado em 2007, tem o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade, estimulando e capacitando as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ano é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, é disponibilizado o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).
Os municípios recebem uma nota ambiental, variando de 0 a 100, que avalia o desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Segundo a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, a pontuação atingida neste ano superou a pontuação dos anos anteriores. Em 2019, o município conquistou o 2º lugar com 94,74 pontos e em 2020 ficou em 3º lugar com 95,89 pontos. “Atingimos a maior nota da história de Bragança Paulista. Esse resultado é fruto das ações ambientais e políticas públicas exitosas promovidas pela atual Administração no município”, destacou a Secretária.
O resultado de Bragança deve-se a inúmeros projetos e programas desenvolvidos e executados na cidade, entre eles a plantação de mais de 21.339 árvores; o atendimento de mais de 12 mil cães e gatos pelo Castramóvel; ação para atendimento de animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas e animais de rua, como o Samuvet; ampliação das redes de esgoto; implantação de Ecoponto; implantação de iluminação de LED; ações relacionadas à Educação Ambiental; entre outras inúmeras ações que fomentam o desenvolvimento sustentável e mantém Bragança Paulista como referência ambiental no Estado de São Paulo.
O prefeito Prof. Amauri Sodré falou da importância dessa premiação para Bragança Paulista. “O Certificado Município VerdeAzul reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.