O Prefeito Municipal, Amauri Sodré, assinou nesta segunda-feira (20) a permissão de uso de imóvel público existente no Parque Ecológico Tanque do Moinho, para o Espaço de Convivência e Aprendizado (ECOA). A solenidade ocorreu no Parque Ecológico, com a presença do presidente do ECOA, Elias Gomes de Oliveira, da gestora do ECOA Eledi Campos Gonçalves, do deputado Edmir Chedid, secretária de Meio Ambiente Nádia Zacharczuk, demais secretários, vereadores e da comunidade local.
Em seu discurso o presidente Elias Gomes, relembrou a luta para conquistar esse espaço para a entidade que atua há 15 anos em benefício de crianças e adolescentes. Ele explicou o processo da permissão de uso do local, desde a cessão do terreno em 2010, da criação do projeto, que detalhava a recuperação do Parque e ainda incluí dezenas de jovens da comunidade do entorno como monitores ecológicos certificados do Parque, até a seleção do projeto pelo FID – Fundo de Interesses Difusos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Elias ainda destacou os 11 anos de trabalho e dedicação da equipe agradecendo o apoio e empenho da administração Jesus/Amauri até a inauguração do Parque e da sede do ECOA.
O prefeito Amauri Sodré antes do decerramento da fita inaugural também destacou o árduo trabalho para recuperar a verba e concretizar o Parque e a, agora, sede do ECOA.
O deputado estadual Edmir Chedid, endossou a importância do Parque Ecológico e da atuação do ECOA na comunidade bragantina. Destacou ainda os 11 anos de trabalho até a inauguração do Parque nesta segunda. Na oportunidade ele anunciou a possibilidade da construção de uma passarela na Rod. João Hermenegildo de Oliveira – Variante do Guaripocaba, que margeia o Parque Ecológico. O parlamentar disse que o assunto já foi tema de conversa entre ele o o prefeito, inclusive revelou que o prefeito Amauri Sodré, já determinou que o secretário de Obras, Benedito Carvalho Junior faça o levantamento e o orçamento para serem levados ao Governador Rodrigo Garcia. Ele ainda explicou que a parte da estrada que margeia o parque está na divisa de jurisdição do município e DER e que agora resta saber quem executará a obra. “Se for fazer onde é responsabilidade do DER, quem vai licitar é o Estado, se for na parte do município, será a prefeitura.” Disse, completando que nessa semana o prefeito deve ir ao Palácio dos Bandeirantes assinar convênios e será feita a solicitação ao governador.
Edmir Chedid também anunciou novo convênio do Governo do Estado com a Prefeitura, também através do FID, que deve ocorrer nos próximos dias para a implantação do Parque Linear do Jd. São Miguel que faz a interligação da pista de skate e pump track ao lago.
A Permissão de Uso – A permissão do uso do imóvel e dos bens móveis permitirá o desenvolvimento de trabalhos sociais destinados a educação e atividades socioambientais e a educação integral no Espaço de Educação Socioambiental e Centro Cultural. O prazo da permissão de uso será de nove anos (podendo ser prorrogado), contados da assinatura do termo.
Pela seriedade, importância e comprometimento do ECOA em suas atividades, e por sua atuação junto à comunidade do entorno da área do Lago do Tanque do Moinho, a Prefeitura Municipal estabeleceu uma parceria com a instituição, visando expandir os trabalhos já desenvolvidos, de modo a contribuir para o processo de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, com atenção às famílias e às comunidades das quais fazem parte, legitimando o lugar de cidadãos de direitos com acesso às políticas públicas voltadas à educação, prevenção, proteção e emancipação social.
Diversos bens móveis foram disponibilizados para uso, dentre eles, equipamentos eletrodomésticos, eletrônicos e de informática, móveis, equipamentos e utensílios de cozinha e lavanderia, além de móveis de escritório e escolares.
A Prefeitura tem colaborado com o ECOA (assim como outras organizações da sociedade civil), realizando repasses financeiros mensais que colaboram com a manutenção das atividades. O ECOA recebe mensalmente um valor de R$ 32.648,79, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, no atendimento a 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 a 17 anos.
Sobre o ECOA – O Espaço de Convivência e Aprendizado (ECOA) é uma instituição sem fins lucrativos, criada em novembro de 2007, que realiza projetos focados no acolhimento afetivo e aprendizado de crianças e adolescentes, por meio de atividades que busquem o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
Os projetos são realizados diariamente com profissionais de áreas específicas, propiciando a cada criança ou adolescente o benefício de ver sua vida transformada de tal forma que sua relação de convivência social, familiar e relações afetivas estejam em harmonia, sentindo-se protegidas e bem cuidadas dentro e fora do ECOA.
Parque Ecológico – Em agosto de 2020 a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entregou as obras de implantação do Parque Ecológico no Tanque do Moinho, para a recuperação da área situada às margens do lago, na Alameda XV de Dezembro, esquina com a Rodovia João Hermenegildo de Oliveira, com a implantação de um Parque Ecológico. A área há muito tempo era assolada com queimadas frequentes, despejo irregular de entulho e lixo doméstico, assim como era utilizada como ponto de venda de ilícitos e prostituição.
Além do Parque, também foi construído um Espaço Comunitário de Educação Socioambiental, denominado Viveiro Escola e o prédio que será utilizado pelo ECOA.
A empresa responsável pela obra foi a CAT Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 2.147.171,06, provenientes do FID e contrapartida da Prefeitura.