” São poucos os políticos que sabem fazer política. Mas, quando um intelectual tenta entrar nesse meio, então é o fim do mundo.” (Jorge Luis Borges)
PREOCUPANTE 1
O desabafo do deputado Edmir Chedid, durante solenidade de entrega da obra do piscinão da avenida Alberto Diniz, revela possível atuação política do Ministério Público (MP) no caso da obra de construção da barragem de contenção do Lago do Orfeu. A obra iniciada em 2019 e que era para estar pronta, se não houvesse tanta intervenção do MP, continua sendo embaraçada. Segundo o deputado, até um laudo pericial contratado pelo Ministério Púbico, que atesta como regular os procedimentos adotados pela Prefeitura, não estaria sendo aceito pela própria instituição. Além disso, o parlamentar acentua que as atuações do vereador Quique Brown e João Carlos Carvalho (ex-vereador) associadas as intervenções do MP causaram atrasos no cronograma da obra e consequentemente prejuízos de mais de R$ 3milhões aos cofres da Prefeitura.
PREOCUPANTE 2
Ao longo da história da Gazeta Bragantina há registros de matérias sobre os crimes ambientais cometidos por empresas e instituições locais que ainda geram suspeitas. O caso do supermercado Convém construído nas proximidades do lago do Taboão, cuja obra assassinou nascentes, vegetação nativa e desviou curso de córrego, é outra situação emblemática. A empresa foi inaugurada sob liminar da Justiça, e assim funcionou por longo tempo. Na época houve negligência da Prefeitura na concessão de alvará e aceitação do EIV/RIV e laudos duvidosos.
No passado recente, houve o caso da construção de edifícios da construtora Carraro no entorno do lago do Taboão que também gerou polemica, envolvendo a empresa, prefeitura e Ministério Público e EIV/RIV também duvidoso.
Mais no passado, o caso do Colégio Porto Bragança que também assassinou nascentes, desviou curso de ribeirão e outras atrocidades ambientais, foi outro embate iniciado pela GB, que envolveu o Ministério Público, o colégio e Prefeitura.
Fiz essas citações até para valorizar a importância das ações do Ministério Público, porém até que ponto isso ajuda ou atrapalha o desenvolvimento sustentável da cidade, quando se percebe que as protelações extrapolam a tecnicidade e legalidade e se revestem de viés político, como denunciou o deputado Edmir Chedid?
PREOCUPANTE 3
No rol de obras importantes e fundamentais para cidade que estão paralisadas, incluem também as das perimetrais norte e sul. Mas esse assunto fica para a aproxima semana.
CAÇA ÀS BRUXAS
Primeiro foi Sérgio Moro, que teve o seu domicílio eleitoral contestado na Justiça e agora é o ex-ministro Tarcísio de Freitas. Moro acabou defenestrado, pois não teve São Paulo reconhecido como a cidade onde tem residência e isso o tirou da disputa pelo Estado mais rico da Nação. Talvez saia pelo Estado do Paraná. Já Tarcísio, que vem atropelando os ‘cavalos paraguaios’ que estavam folgados nas pesquisas, tem moradia em São José dos Campos. Pessoal da esquerda festiva está por trás dessa tentativa de impedir o ex-ministro que, tudo leva a crer, vai estar no segundo turno pelo Governo de São Paulo, se continuar subindo nos principais extratos de entrevistados pelos institutos de pesquisa.
SANGRENTA
A disputa pela presidência em outubro vai ser sangrenta. Vai ser um vale-tudo sem precedentes na história republicana deste País. Segundo se comenta nos bastidores em Brasília, há muito material bélico esperando apenas o sinal verde para ser usado principalmente nas redes sociais e horário eleitoral gratuito na TV.
DINHEIRAMA
O candidato a governador Rodrigo Garcia, em suas andanças pelo Interior do Estado, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo, tem liberado recursos de grande monta. Não está economizando nada na tentativa de continuar no Palácio dos Bandeirantes. Prefeitada está rindo à toa. Assim como deputados estaduais e federais, que pegam carona nessa dinheirama toda. A equipe de campanha de Garcia, que não anda bem nas pesquisas, espera uma virada nesse jogo a partir de agosto. É o que se ouve aqui e ali.
DATENA
O apresentador José Luiz Datena parece que vai deixar para o último minuto de jogo a definição se sairá candidato ao senado. Tem conversado muito, inclusive com o presidente Jair Bolsonaro. Há muita gente torcendo para que se candidate, mas também para seguir à frente do telejornal da Band. Por enquanto, é o líder nas pesquisas, e nunca é demais lembrar que nestas eleições apenas uma cadeira por Estado deverá ser preenchida. Portanto, briga restrita a pitbulls.
TUDO DE NOVO
O ex-governador João Dória, que renunciou ao Governo do Estado e em seguida desistiu da candidatura à presidência da República, fritado pelo próprio partido (PSDB), em entrevista na segunda-feira (13) disse que estava voltando para a iniciativa privada, mas não deixou de enfatizar que faria tudo de novo. Resta saber se o responsável pelo seu ingresso na política, o padrinho Geraldo Alckmin, também faria.
BOLA DA VEZ
A bola da vez é a contratação de shows por parte das prefeituras, envolvendo principalmente os artistas sertanejos, agora colocados como ‘vilões’, depois de um entrevero que ganhou as manchetes. Agora a ordem é acabar com shows pagos pelas prefeituras. Por outro lado, artistas que mamaram nas gordas tetas do erário (esquerdistas de carteirinha), se sentem no direito de seguir gritando contra o atual presidente, que acabou com essa maracutaia. Desde o primeiro governo Lula, lá em 2002, que a classe se beneficiava à tripa forra com o dinheiro público. Prefeituras não podem pagar por shows, mas dinheiro farto através de leis de incentivo cultural, inclusive para bancar festas de casamento e também shows, pode! Mas só para os espertos.
POUPATEMPO
Motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, podem aproveitar hoje, sábado, para regularizar a situação no mutirão do Poupatempo. Atendimento presencial só para quem agendou. Mas de forma on-line, pelo autoatendimento, nem é preciso sair de casa. Segundo o Detran-SP, são 143 mil condutores com as habilitações vencidas, somente em março e abril.
INTERNET 5G
Gestores públicos do Estado de São Paulo e empresários estiveram reunidos no último final de semana no Guarujá, encontro promovido pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvesSP), onde debateram a importância da chegada da internet 5G. A estimativa é que a tecnologia gere investimentos de até R$ 270 bilhões na economia paulista nos próximos anos, em infraestrutura ou na geração de negócios.
PASSARELAS
Um dado preocupante foi divulgado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que mostra que 10% dos atropelamentos em rodovias privatizadas ocorrem perto de passarelas. No ano passado foram 639 vítimas na malha viária concedida pelo Estado. Na soma de todas as rodovias sob concessão, há 238 passarelas.
REFLEXÃO: Salmos 55:1-23
- Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.
- Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído,
- Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.
- O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.
- Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.
- Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.
- Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.)
- Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.
- Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.
- De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela.
- Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.
- Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
- Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
- Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.
- A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.
- Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
- De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
- Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.
- Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.
- Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.
- As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.
- Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
- Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.