A segurança pública tem sido uma das prioridades da Administração Municipal, que tem investido na inovação e modernização dessa área Na última quarta-feira (8), o prefeito Profº Amauri Sodré esteve no Centro de Operações Integradas (COI), acompanhando a apresentação do sistema de monitoramento dos prédios municipais.
Na ocasião, representantes da empresa Vigilância Solidária, responsável pelo sistema de monitoramento instalado, apresentaram as funcionalidades de todo o equipamento. As câmeras instaladas nos prédios pertencentes ao município auxiliarão no trabalho das forças de segurança no atendimento a eventualidades, coibindo a ocorrência de furtos e atos de vandalismo nesses locais.
“Fizemos questão de ter a presença da Administração Municipal justamente para apresentar e demonstrar o sistema de monitoramento que é muito avançado, colocando Bragança Paulista a frente de vários outros municípios. Além disso, nós temos os próprios municipais monitorados com uma inteligência artificial, que aciona um alarme na central quando uma pessoa invade esses espaços, fazendo com que as forças de segurança se desloquem aos locais com mais rapidez e precisão, possibilitando gerar relatórios, mapa de calor, entre outras medidas que vão facilitar o dia a dia da segurança pública”, explicou a Secretária Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Stefania Penteado Corradini Rela.
Nos próprios municipais foram instaladas 1.348 câmeras, que operam 24 horas e são acompanhadas pela Central de Controle Operacional.
“É de grande importância esse sistema de monitoramento para Bragança Paulista. As câmeras foram instaladas em prédios como o Paço Municipal, um trabalho essencial idealizado pelo prefeito Jesus Chedid e incentivado pelo deputado Edmir Chedid. A intenção é que este serviço se amplie e chegue ao sistema de monitoramento particular do comércio, fazendo com que as imagens captadas também sejam enviadas para nossa central e acompanhadas em tempo real. Fico feliz de ver mais um trabalho se tornando realidade”, destacou o prefeito.
O Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, também acompanhou a apresentação e salientou que o sistema de monitoramento é uma importante ferramenta na segurança do município e as inovações cada vez mais beneficiam o município.
Além do monitoramento dos próprios municipais, a central monitora e opera cerca de 800 câmeras instaladas em todas as Escolas da Rede Municipal. Nos próximos dias a empresa oferecerá um treinamento aos Guardas Civis Municipais (GCM) que atuam na Central de Monitoramento.
NN