Bragança continua com alta nos casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus. De acordo com boletins divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, no final de maio o total de registros era de 40.930, enquanto ontem (06), esse número chegou a 41.449, que significa 519 casos confirmados da doença. Um aumento de 1,3% na quantidade de novos diagnósticos para a Covid-19.
É ainda o maior número de contaminados pela doença no acumulado semanal desde o período de sete dias encerrado em 14 de maio.
Em relação aos óbitos, apenas o registro de 1 morte na última semana de maio. Neste mês nenhuma vítima fatal foi registrada.
Máscaras – Na última quarta-feira (1) a Prefeitura, diante do aumento de casos, publicou um decreto (3.927/2022) que traz orientações sobre a prevenção e proteção contra o vírus. A volta do uso de máscaras foi recomendada para alunos das escolas municipais, estaduais e privadas, estendendo-se aos locais privados que se destinam ao atendimento público assim como nas repartições municipais. A medida também é exigida para quem estiver com sintomas gripais.
Vacinação – A campanha prossegue na cidade e ontem foi feito o anúncio da quarta dose para pessoas acima dos 50 anos, para as vacinas Pfizer, Janssen e AstraZeneca. A imunização começa hoje.
Dados atualizados pelo Vacinômetro, do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado, revelam que mais de 11 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose, em relação ao total da primeira carga. Bragança aplicou na totalidade 449.577 doses, das quais 166.159 relativas à primeira, 155.567 com a segunda, 123.045 com a terceira (adicional ou reforço) e ainda 4.806 doses únicas.
Adolescentes – Na semana passada também foi liberada a 3ª dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos. Para essa faixa etária o Ministério da Saúde determina que podem ser aplicadas doses da PFIZER ou CORONAVAC, a mesma recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.
A aplicação da dose de reforço para os adolescentes será somente às segundas e quartas-feiras na Antiga Biblioteca e não necessita de agendamento.