A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta na tarde desta seguinda-feira (16) para toda a população para a onda de frio que atingirá o estado a partir desta terça-feira (17). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio de origem polar deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de até 1º C, na Serra da Mantiqueira.
Em Bragança a máxima hoje não passa dos 20°C e a mínima será de 8°C, segundo o site Climatempo. A umidade relativa do ar cai a 37%.
Para amanhã, céu com nebulosidade e a temperatura mínima vai despencar para 2°C, com geada pela manhã e o Sol não aparecerá, fazendo com que a noite seja gelada. A máxima prevista é de 16°C e a umidade relativa do ar de 29%. Na quinta-feira os termômetros vão marcar mínima de 4°C e máxima de 17°C. Novamente geada pela manhã e aumento de nuvens no decorrer da tarde. A umidade relativa do ar sobe a 54%.
A sexta-feira voltará a ser ainda mais fria, novamente com mínima de 2°C, com geada ao amanhecer e sobe até 18°C de máxima. Umidade do ar de 52%.
Segundo o Instituto Climatempo, as baixas temperaturas vão seguir durante o final de semana, também sem previsão de chuva.
Recomendações – A Defesa Civil Estadual recomenda que as defesas civis municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
Orientações à toda população – A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial a vacinação quando disponível, e tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
O Órgão também recomendou especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.
Para mais informações ou pedidos de entrevista, entre em contato pelo e-mail defesacivil@sp.gov.br ou pelo telefone 11-2193-8612/8613