Com a Campanha ativa desde 28 de março no Estado de SP, a Vacinação contra a Gripe está com baixa adesão por parte da população preconizada. Em todo Estado apenas 40 % do público-alvo foi imunizado, e em Bragança a situação não é diferente e esse número chega a 42%. Mesmo disponibilizando as doses nas 29 unidades de saúde do município e também no Dia D – Dia dedicado a vacinação- que ocorreu no último dia 30/4 em 14 postos espalhados por todos as regiões da cidade, também contou com pontos itinerantes para que a imunização seja acessível a todos, o público-alvo ainda não aderiu à campanha.
A meta é imunizar 90% dos grupos preconizados, número que em Bragança representa 61.051 pessoas. Conforme o último balanço divulgado pela secretária municipal de Saúde, o grupo que menos se vacinou foram as crianças de 6 meses a 5 anos, das 9.431 que precisam ser vacinadas, apenas 1.843 receberam o imunizante, ou seja, 19,30% deste público está vacinado. E o quadro é assim para todos os preconizados, trabalhadores da saúde e idosos são os grupos com maior índice de vacinação, 76% e 52,4%, respectivamente, já estão imunizados o que representa 19.458 pessoas das 34.579 que este grupo representa. 469 das 1.848 gestantes e puérperas que podem ser vacinadas procuraram os postos de saúde, profissionais de educação também estão bem abaixo do esperado, das 2.556 pessoas deste grupo apenas 889 estão vacinadas.
Diante desse quadro, a Pasta anunciou esta semana que antecipou a vacinação de mais 8 grupos que começariam a ser vacinados na próxima segunda-feira (16), portanto, já está disponível também a imunização para o pessoal das forças de segurança e salvamento; forças armadas; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativa; funcionários do sistema prisional; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; caminhoneiros; pessoas com comorbidades, que são quem tem doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepática e neurológica; para portadores de diabetes; imunossuprimidos; obesidade; transplantados e portadores de trissomias.