“As cidades mais resolvidas do mundo dão mais espaço ao coletivo. Carros não são aparatos coletivos, por isso devem sempre estar em segundo plano.” (Enrique Peñalosa*)
DESAFIOS DO PRESENTE E DO FUTURO
A Bragança de 2022 é, em todos os aspectos administrativo e urbano, o avesso daquele município, herdado em 2017 pelo prefeito Jesus e vice Amauri, degradado e praticamente falido em suas finanças.
Hoje com finanças estabilizadas e urbanisticamente recuperada, Bragança enfrenta talvez um dos maiores desafios da administração pública que é a mobilidade urbana.
São desafios de hoje e do amanhã.
A Mobilidade Urbana em nossa cidade vem se complicando desde 2012, quando empreendimentos imobiliários começaram a crescer com velocidade, em alguns casos enfrentando aspectos legais, plano diretor, etc. A par disso, crimes ambientais foram praticados e compensados com medidas muitas vezes inócuas.
Estatística publicada na edição de terça-feira, 2, da GB, informa que Bragança tem atualmente 1,2 veículos por habitante (139.883 veículos automotores, dos quais 78.548 são automóveis e 30.084 motocicletas que trafegam pelas vias urbanas diariamente). A previsão para dois ou três anos é de 1 veículo por habitante, ou seja, segundo dados da população de 2020, 170.533 veículos. Isso significa que a cidade poderá ter 300 veículos por km quadrado.
Ocorre que as ruas e avenidas não se expandem. Continuam do mesmo tamanho. Por outro lado, a retomada do crescimento feroz de loteamentos e outros empreendimentos imobiliários poderá agravar a situação muito mais.
É necessário que a administração pública dê maior atenção à mobilidade urbana do futuro, pois o que ocorre hoje já é um alerta.
É necessário frear a expansão de empreendimentos imobiliários especulativos, clandestinos e sem infraestrutura de acesso e tráfego.
Paralelamente, a iniciativa do prefeito Jesus e do deputado Edmir Chedid, em construir as avenidas perimetrais que continuam travadas na Justiça é fundamental para ordenar o caos que se avizinha. A duplicação da rodovia Capitão Bardoíno é outra obra que há 30 anos vem sendo solicitada pelo deputado Edmir e prefeitos de Bragança e da região, é extremamente necessária para a mobilidade urbana suportar a demanda do tráfego flutuante que nos finais de semana aumenta absurdamente.
Medidas fundamentais para conter o caos no trânsito: Liberação pela justiça das obras das Perimetrais, da duplicação da rodovia Capitão Bardoíno, conter a expansão imobiliária até que a cidade obtenha infraestrutura viária e urbana para suportar o tráfego; e que o Estado e a Prefeitura promovam campanhas educativas e fiscalização para ensinar as pessoas a respeitar o próximo, a sinalização e as normas de Trânsito.
(*) Ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, proferiu em outubro de 2013 palestra de abertura do congresso Fronteiras do Pensamento expondo ações e pensamentos sobre a mobilidade urbana das cidades. Como administrador da cidade Colombiana, se destacou por ter reformulado as preferências de investimento para a infraestrutura do local, plantando mais de 100 mil árvores e criando 1.100 parques. Radical, fechou avenidas e as transformou em grandes calçadas.
BOMBA RELÓGIO
Há um empreendimento incubado na Fazenda Bela Manhã, na zona norte, projetado para construção de cerca de quatro mil moradias. Sem as perimetrais, sem a duplicação da avenida Atílio Menin, sem a duplicação da Capitão Bardoíno, o sistema viário implodirá.
Com tudo isso, Bragança Paulista é desviada de sua vocação civilizatória de cidade poesia, educadora, cultural, industrial, comercial, para uma cidade de beira de estrada, para uma cidade dormitório.
EDUCAÇÃO
Até que enfim a Secretaria de Mobilidade Urbana se manifestou sobre a denúncia publicada por esta Coluna meses atrás. Trata-se da invasão por motocicletas da ciclovia existente na avenida dos Imigrantes, notadamente no trecho do Matadouro até a rotatória de acesso ao Jardim da Fraternidade e ao Parque dos Estados. Flagrante falta de respeito, educação dos motoqueiros (motociclistas são educados) que invadem e expulsam ciclistas de sua via preferencial.
Na verdade, em sua manifestação, a Secretaria só lembrou as sanções previstas no Código Brasileiro de Trânsito que aplica multa de R$ 880,41 e sete pontos na CNH em quem invadir ciclovias e áreas públicas.
Quero lembrar à Secretaria de Mobilidade que pontuar o que todo mundo já sabe, não vai resolver nada. O ideal é escalar um agente de trânsito nos horários de pico para testemunhar a farra do boi que os motoqueiros promovem na ciclovia.
RAZOABILIDADE E BOM SENSO
Ainda sobre o comportamento da secretaria de Mobilidade Urbana, cabe a seguinte observação: Na quarta-feira, 4, um caminhão de dois eixos carregado com duas toneladas de papel estacionou e se posicionou para descarregar no depósito da Gazeta Bragantina, na rua São Pedro. Por ser uma via de declive acentuado, para garantir a segurança dos operadores da descarga, considerando que cada bobina de papel pesa aproximadamente 400 quilos, o motorista posicionou o veículo ocupando transversalmente parte da calçada e da via para uma operação segura que não demoraria 15 minutos. De repente, surge uma viatura da secretaria de Mobilidade e impõe, sob ameaça de multas, etc, que o veículo estacione paralelamente à calçada. Isso foi feito mesmo considerando o alto risco de acidente que a operação causaria aos operadores da descarga diante da imposição do agente de trânsito.
Interessante frisar que desde 2005, portanto há 17 anos, esporadicamente, esse tipo de operação de descarga de papel é executada no mesmo local e da mesma forma e, em algumas ocasiões, o agente de trânsito que por acaso passasse pelo local, auxiliava na orientação do tráfego, evitando transtorno aos transeuntes, justamente por ser uma operação rápida e segura.
FISCALIZAÇÃO SELETIVA
Não acredito que a Secretaria de Mobilidade esteja praticando uma fiscalização seletiva. Porém, já denunciei várias vezes aqui na Coluna, o estacionamento de vários caminhões e carretas sobre calçadas e em área pública ao longo da avenida dos Imigrantes, cuja manobra coloca em risco pedestres e motoristas. Mas até ontem, a Secretaria de Mobilidade permanecia surda, cega e muda.
Não se movimenta nem para aplicar as sanções previstas no Código Brasileiro de Trânsito para quem ocupa ou invade áreas públicas, como ela própria lembrou em nota oficial expedida no início da semana, sobre a invasão de motoqueiros em ciclovias
QUI QUI É ISSO !?
A vereadora Camila Marinho protocolou ofício na Câmara Municipal solicitando instauração de procedimento pela Comissão de Ética objetivando investigar o conteúdo do pronunciamento do vereador Quique Brown feito durante sessão do dia 12 de abril da Câmara, que discutia o projeto de Outorga Onerosa proposto pelo Executivo. O vereador teria insinuado que alguns de seus pares estariam envolto em esquemas. Depois recuou e disse ter usado a palavra errada, mas não convenceu seus pares. A solicitação da vereadora Camila inclui outros comportamentos em pronunciamentos diferentes que poderiam levar à quebra da ética e do decoro parlamentar.
Pois é, eu disse aqui, semanas atrás, que esse caso vai dar muito pano pra manga.
MARQUETEIRO
O ministro Alexandre de Moraes, no meu modesto entendimento, tem se tornado o marqueteiro do deputado Daniel Silveira. O ministro não deixa um dia sequer fora da mídia nacional o deputado da tornozeleira.
O deputado está quase se tornando um mártir da direita e forte candidato ao senado pelo Rio de Janeiro.
GASOLINA
Os órgãos fiscalizadores de combustíveis e postos de gasolina precisam fazer uma blitz em Bragança. Tem muita gasolina ruim e cara circulando na cidade. Preste atenção onde você abastece e fique atento ao funcionamento e consumo de seu carro. Socorro Procon, Socorro Inmetro, Socorro ! Socorro ANP !!!, Socooooorro!!!
REFLEXÃO: SALMO: 49: 1-20
1 Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os moradores do mundo,
2 Tanto baixos como altos, tanto ricos como pobres.
3 A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.
4 Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; declararei o meu enigma na harpa.
5 Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniqüidade dos que me armam ciladas?
6 Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas,
7 Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.
8 (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),
9 Para que viva para sempre, e não veja corrupção.
10 Porque ele vê que os sábios morrem; perecem igualmente tanto o louco como o brutal, e deixam a outros os seus bens.
11 O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes.
12 Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem.
13 Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras. (Selá.)
14 Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles e os retos terão domínio sobre eles na manhã, e a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles.
15 Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)
16 Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece.
17 Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.
18 Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma; e os homens te louvarão, quando fizeres bem a ti mesmo,
19 Irá para a geração de seus pais; eles nunca verão a luz.
20 O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem.