“Quem não foi comunista aos dezoito anos, não teve juventude; quem é depois dos trinta não tem juízo.” (Carlos Lacerda)
O COMITÊ DA ONULULA
Michelle Bachelet, atualmente é Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos e presidiu o Chile sob a bandeira do Partido Socialista de 2006 a 2010 e de 2014 a 2018. No segundo mandato saiu do cargo sob baixíssima popularidade.
Desde 2018 é funcionária da ONU e responsável pela indicação e formação do Comitê de Direitos Humanos, que é composto em sua maioria por seus próprios assessores.
Amiga íntima do ex-presidente Lula, Bachelet coordenou a avaliação dos processos da Lava Jato que concluiu que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial em seu julgamento contra o ex-presidente Lula. A posição do Comitê “ONULULA” não tem nada a ver se Lula é inocente. O Comitê apenas acha que Moro foi parcial. E isso é o mesmo que nada. Talvez sirva apenas para palanque eleitoral num país onde ex-presidiário com folha corrida como a de Lula tem mais moral do que um cidadão honesto e trabalhador. Os mais radicais acham que Bachelet é a Dilma chilena.
O CASO DO DEPUTADO DANIEL
O país ainda discute o decreto de Bolsonaro que concedeu perdão ao deputado Daniel Silveira, acusado e condenado pela suposta vítima que por coincidência é ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Condenou o deputado a quase nove anos de cadeia e decretou a perda de mandato e inelegibilidade pelo mesmo período. O crime do deputado foi ter se manifestado com palavras fortes e não recomendáveis contra o ministro que o denunciou e julgou.
O deputado exagerou na sua manifestação? Sim, e muito. Mas não merecia o rito sumário a que foi submetido pela suposta vítima e pelo STF.
A partir da condenação, legisladores e juristas discutem a proporcionalidade da pena e se o STF pode cassar o mandato do deputado e tê-lo julgado com o procedimento que julgou. É uma discussão constitucional.
Enquanto isso, Daniel Silveira é eleito membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal e de outras importantes Comissões.
PROTEGIDO
Bom lembrar que a esquerda política bombardeia Bolsonaro por ter concedido o indulto ao deputado, mas esquece que o chefe da esquerda (LULA) protegeu e negou a extradição do terrorista italiano Cesare Batistti que assassinou quatro pessoas além de ter cometido vários crimes na Itália. E não foi só com o terrorista italiano que Lula se locupletou. Outros criminosos também receberam a Graça do ex-presidente. Só para lembrar: O atual ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, foi advogado de Cesare Batistti antes de ser nomeado em 2018 por Dilma Rousseff para o Supremo.
BATATA ASSANDO
Os seguidos pronunciamentos do vereador Quique Brown (PV), quando se refere aos seus colegas de Câmara, de forma insinuante ou sutilmente ameaçadora, já encheu os pacovás de vários deles.
A gota d’água ocorreu recentemente quando teria acusado alguns de seus colegas de participarem de esquemas. Ao perceber a bobagem que disse, corrigiu. Mas aí já era tarde e o Quique Brown se tornou mais uma vítima do velho ditado italiano: Uma palavra na sua boca, ela é sua escrava. Uma palavra fora de sua boca, você é escravo dela. ”
A partir desse pronunciamento infeliz, Quique Brown corre o risco de ser submetido ao julgamento da Comissão de Ética da Câmara.
Nos bastidores comenta-se que os considerados agredidos pelo vereador estão juntando os cacos (pronunciamentos) para formalizar denúncia à Comissão de Ética. Será?
Sugiro ao vereador que atente para a frase de Carlos Lacerda que abre a Coluna de Hoje.
CAVANDO BURACO
Tem gente preocupada com a falta de espaço ou motivo para reclamar da administração municipal. Malandramente está se aproximando de servidores municipais para criar fantasmas, colocar uns contra os outros, tentar desestabilizar as equipes que estão bem azeitadas e trabalhando intensamente. Realmente a oposição não tem mais argumentos para contrapor a administração municipal, principalmente no que se refere aos cuidados e manutenção da cidade.
TERRORISMO
Apesar de tudo estar correndo bem às vistas do povo, pode ter uma ou outra chefia de terceiro ou quarto escalões tocando terrorismo em servidores comissionados. Veladamente propagam que a Prefeitura irá demitir comissionados sem justa causa. Apesar de ser uma prerrogativa legal e incontestável da Prefeitura, não acredito que o prefeito faria isso neste momento sem uma causa justa.
Se conheço bem o prefeito Jesus, comissionado só sai se cometer algum ato grave, conspirar contra a administração, não trabalhar ou pedir demissão.
Se alguma chefia anda falando em demissões de comissionados, melhor trocar a chefia antes que……. vai que…!!!!
BULLYING JUDICIAL
A imprensa tem sido vítima de bullying judicial quando publicam notícias sobre tráfico e traficantes. Diante das constantes ameaças e processos, a maioria dos veículos está omitindo nomes e fotos de pessoas das ocorrências que envolvem alguns crimes, mesmo que seja flagrante e o criminoso confesso.
A Gazeta Bragantina está sendo vítima desses procedimentos. Num dos casos, a pessoa foi flagrada com entorpecentes e enquadrada como traficante. Interrogada, confessou o tráfico e a posse da droga. A notícia publicada foi fiel, como sempre é, as informações constantes no Boletim de Ocorrência da Polícia. No correr do processo o suposto traficante modificou seu depoimento e desconfessou o crime. O juízo de primeira instância condenou o envolvido que recorreu e venceu em segunda instância. O envolvido então resolveu ganhar uma grana fácil e processou o jornal por danos morais, provavelmente orientado por advogados de porta de cadeia. E assim tem sido a vida de jornais, rádios, tvs e jornalistas, transformados em criminosos, porque dão espaço ao noticiário policial e a divulgação do trabalho intenso das policiais para proteger a sociedade.
PRAZO
Quem está em situação irregular com a Justiça Eleitoral tem até 4 de maio próximo para deixar tudo em ordem, ou seja, regularizar ausências em pleitos anteriores, mudança de domicílio eleitoral, pagamento de multas e aqueles que vão ter o documento pela primeira vez. Os que deixaram de se cadastrar biometricamente não precisam se preocupar. O TSE, dentro do seu ‘pacote de bondades’, liberou geral.
REFLEXÃO: SALMOS 64:1-12
1 Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo.
2 Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniqüidade.
3 Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas,
4 A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.
5 Firmam-se em mau intento; falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá?
6 Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos.
7 Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos.
8 Assim eles farão com que as suas línguas tropecem contra si mesmos; todos aqueles que os virem, fugirão.
9 E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os feitos dele.
10 O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão.