O prefeito Jesus Chedid autorizou, na tarde de segunda-feira (14), a abertura de licitação para as obras de combate às enchentes na avenida Euzébio Savaio, no Lavapés. O plano de macrodrenagem da região faz parte do complexo de obras de combate às enchentes do município. A autorização se deu após a empresa Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., que realizou o projeto de macrodrenagem da Avenida Euzébio Savaio e Rua Santa Amélia, apresentar o projeto para evitar alagamentos no local. Coincidentemente, durante a reunião, ocorreu uma forte chuva, ocorrendo alagamentos na Avenida Euzébio Savaio. Segundo a Defesa Civil, a precipitação foi de 16,6 mm em cerca de 45 minutos.
As obras – Segundo projeto apresentado pela Consenge será realizado um plano de macrodrenagem na avenida Euzébio Savaio e rua Santa Amélia, divididos em duas fases.
A primeira ocorrerá na Avenida Euzébio Savaio, onde serão instaladas galerias de águas pluviais robustas, compostas por tubulação quadrada de 2mx2m embaixo da via. Segundo o projeto apresentado, a galeria subterrânea terá a capacidade de suportar um volume de chuva de 13.650 litros/segundo. Também serão implantadas diversas bocas de lobo, que farão com que toda a água da chuva, que hoje escorre por cima da via, caia nas bocas de lobo e fluindo para as galerias, evitando enchentes. Toda essa água irá desembocar no Ribeirão do Lavapés.
Já a segunda fase acontece na rua Santa Amélia, onde serão implantadas galerias de águas pluviais. Segundo a prefeitura, o objetivo dessa obra é evitar que a água da chuva desça até a Euzébio Savaio, causando alagamento. A tubulação passará por toda a via e também desembocará no Ribeirão do Lavapés.
Efetividade – O plano de macrodrenagem na região, contempla o complexo de obras de combate à enchente que a Prefeitura de Bragança Paulista vem desenvolvendo no município desde 2017. Segundo a prefeitura, mesmo diante das fortes chuvas ocorridas durante o verão, e em especial a de segunda-feira (14), não houve registros de alagamentos em outros pontos da cidade que receberam obras de combate às enchentes, como a região do Jardim Califórnia, Vila Malva, o que comprova a eficiência do piscinão implantado na Avenida Alberto Diniz. Também não houve registros na Avenida José Gomes da Rocha Leal, Lavapés e Santa Helena, outros locais que foram contemplados por obras de combate às enchentes.