Bragança alcançou a marca de 90,40 % da população com o esquema vacinal completo, considerado a população estimada em 170.533. Considerando-se todas as imunizações já feitas, o município totaliza 418.107 doses aplicadas. Os dados são do SIMI (Sistema Inteligente de Monitoramento), que diariamente divulga o Vacinômetro em todo o Estado.
Bragança, até ontem pela manhã, havia imunizado 99.317 pessoas acima de 18 anos com a terceira dose.
A vacinação com três doses começou em setembro do ano passado, inicialmente em todos os adultos que tinham recebido o segundo imunizante há pelo menos cinco meses, e proporcionalmente Bragança é uma das cidades mais adiantadas com o ciclo completo.
Ainda de acordo com os dados, no total a cidade já aplicou 418.107 doses, das quais 164.649 relativas à primeira carga, 149.419 com a segunda e 4.722 com a dose única.
O prefeito Jesus Chedid, quando do anúncio da necessidade de uma dose extra da vacina, destacou a sua importância para que a cidade continue a manter os indicadores de casos, mortes e internação sob controle. “O avanço na proteção tem corroborado os bons números em toda a cidade e por isso completar a cobertura vacinal é de fundamental importância para superarmos, de uma vez por todas, a pandemia”, comentou o chefe do Executivo.
Ainda segundo a Pasta da Saúde, é preciso buscar os faltosos que não tomaram a segunda dose, que representam 10.500 pessoas, e 35.700 que não procuraram pela terceira. A nota fez questão de destacar que não há falta de doses e há agendamentos abertos.
Covid – A doença na cidade tem registrado ocorrências em menor número. O total de casos, nos últimos sete dias, foi de 1.556, porém não houve mortes nesse período, que se manteve em 620, desde o início da pandemia, em março de 2020.
Até ontem, eram 37.009 casos confirmados, com 29.199 recuperados, 7.183 em isolamento domiciliar e 7 hospitalizados.
Internações – Na primeira semana de março Bragança não registrou nenhuma nova internação em leito UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de paciente com Covid.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na comparação com o mês de fevereiro, a queda de internações em UTI foi de 100% e 63,5% em enfermaria. O total de óbitos diminuiu 75%, com a confirmação de apenas 1 no mês.
Ontem, conforme boletim, 82% dos leitos estavam ocupados, com 2 bragantinos e os demais de municípios da região. Na enfermaria, a ocupação era de 25%, com um bragantino.