Rogério Machado
Já parou para pensar sobre Promessa? Promessa é o compromisso de se fazer alguma coisa. Aquele que promete algo diz estar comprometido com aquilo que prometeu. A promessa é entendida como um voto ou declaração feita, registrando a intenção futura de cumprir com o que foi prometido.
Entre os cristãos a promessa é um voto feito a Deus onde o fiel se compromete a “pagar” uma espécie de penitência caso sua súplica seja atendida. E, nesse sentido a Bíblia adverte: “É melhor não fazer promessas do que fazê-las e não as cumprir”, Eclesiastes 5:5.
No dia a dia, todos nós, em nossos relacionamentos, prometemos ou ouvimos promessas de alguém em dado momento ou situação; não é mesmo?! Então considere: Você é do tipo que costuma prometer coisas?… E quando promete sempre cumpre o que prometeu?
O ser humano muitas vezes quebra suas promessas. Às vezes as promessas são esquecidas. Outras vezes as promessas simplesmente não são cumpridas, isso porque as pessoas fazem promessas que não podem cumprir.
Com Deus isso não acontece. Deus nunca quebra uma promessa. Deus nunca fez promessas que não podesse cumprir. Ele sempre cumpre o que promete. Ele nunca esquece. As promessas de Deus são certas. Deus é fiel.
Isso pode ser atestado a cada novo dia “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas” pois “As misericórdias do Senhor não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a sua fidelidade” … “Ele faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas que não se podem contar; faz chover sobre a terra, e envia água sobre os campos” … “ É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas enfermidades, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão”, conforme Epístola de Paulo aos Romanos 1:20; Lamentações de Jeremias 3:22 e 23; Jó 5:9 e 10 e Salmos 103:3 e 4.
Deus é fiel! E, na sua fidelidade resgata para si “todo aquele que nele crê, para que não pereça, mas tenha a vida eterna” – Evangelho de João 3:16. É na confiança depositada em Deus que podemos dizer “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” – Salmos 23:1. Mas, precisamos aprender a orar como Agur dizendo: “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário” – Provérbios 30:8.
Deus cumpre o que promete, porque Deus é fiel! E vai se manter assim, porque “Ele é o mesmo ontem e hoje e o será para sempre” – Epístola aos Hebreus 13:8.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd Planejada 2. prrogeriomachado@yahoo.com.br