Após 15 meses em operação no município, a empresa JTP, responsável pelo serviço de transporte urbano na cidade, apresentou à Prefeitura, um cálculo que reajusta em 20,0242% a tarifa de ônibus, ou seja, passaria dos atuais R$ 4,69 para R$ 5,63. A reportagem da GB entrou em contato com a Prefeitura e questionou sobre possível reajuste, e foi informada “O contrato prevê que a tarifa de remuneração da concessionária seja atualizada monetariamente a cada 12 meses.
O valor que foi publicado na Imprensa Oficial é da tarifa de remuneração, resultante da aplicação da fórmula. A tarifa pública ainda não foi definida pela Administração.”, o que deve ocorrer após 10 dias da publicação dos cálculos que ocorreu na última terça-feira (4).
A empresa JTP tem sido alvo de críticas desde o início de suas operações em Bragança. Entre elas, falta de linhas, a suposta troca de ônibus novos para modelos antigos, falta de manutenção nos carros, goteiras, falta de wi-fi e ar-condicionado, perturbação aos vizinhos nas proximidades da garagem, localizada na Hípica Jaguari. Vereadores, após receberem inúmeras denúncias, de usuários e funcionários da empresa, que apontaram os mais diversos problemas em várias sessões e também na Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, que ouviu a prefeitura e representantes da empresa.
A empresa alega que opera em déficit e já recebeu do Executivo R$ 4,5 milhões como compensação.
Além dos problemas com os ônibus e supressão de linhas, entre outros, ainda há o problema dos abrigos que não foram feitos e, segundo a empresa, não há previsão para executar os serviços justamente por essa defasagem financeira.
A Prefeitura, por sua vez, diz que intensificou a fiscalização e se necessário aplicaria sanções previstas em contrato, mas não informou se houve algum tipo de penalização à JTP.
Reformulação – A prefeitura anunciou no final do ano passado que abriu um processo licitatório para a contratação de empresa para prestação de serviços de engenharia, cujo objetivo é elaborar estudo técnico de avaliação dos serviços de transporte público coletivo.
Esse estudo, ainda em processo de licitação, deve avaliar os serviços e elaborar proposta de reformulação, considerando a nova realidade de demanda existente e projetada após a pandemia de Covid-19, bem como o estudo de viabilidade econômico-financeira.
Os estudos deverão levar em conta a rede de linhas e trajetos, oferta de lugares, tempo de espera, tempo de viagem, qualidade dos ônibus, qualidade da infraestrutura, atendimento ao cidadão, informação sobre os serviços, acesso ao serviço, gratuidades e produtividade.
A licitação ainda está em andamento e duas empresas participaram do certame: Oficina Engenheiros Consultores Ltda e a Planum – Planejamento e Consultoria Urbana Ltda. A Planum foi inabilitada pela Comissão de Licitação por não atender um dos itens do edital e entrou com recurso que foi publicado em ato oficial no último dia 29 de dezembro. O processo está em fase recursal e deve ser finalizado em breve.