Gradualmente diversas atividades estão voltando a sua normalidade, frente a pandemia de Coronavírus (Covid-19). A Educação foi uma das áreas que mais sentiu o impacto com as medidas adotadas para enfrentamento ao vírus. No município, desde o retorno das aulas presenciais de forma facultativa no mês de agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Educação monitora diariamente o comparecimento dos alunos às atividades de caráter presencial.
A maioria dos estudantes da Rede Municipal de Ensino querem estar na escola, aponta levantamento feito pela Pasta da Educação, que registrou na última quinta-feira (21) a adesão de 65,6% dos alunos às aulas presenciais, ou seja, cerca de 10 mil alunos compareceram às unidades de ensino nos períodos da manhã e da tarde.
Conforme anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, o distanciamento de 1 metro entre alunos nas salas de aula permanecerá até o dia 3 de novembro, quando as aulas presenciais obrigatórias também retornarão em toda rede pública. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 15 mil alunos matriculados.
Nos próximos dias letivos restantes do mês de outubro as atividades presenciais serão obrigatórias somente para os alunos que já estão frequentando as unidades de ensino desde o mês de agosto, quando pais e responsáveis assinaram um requerimento escolhendo o ensino remoto ou presencial para os estudantes.
Exceção – Ainda são exceção à obrigatoriedade os jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado o ciclo vacinal contra covid-19; jovens gestantes e puérperas; e crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para a covid-19, para as quais não há vacina aprovada no país.
Estão livres da obrigatoriedade estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à covid-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.
Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, pais e responsáveis poderão entrar em contato com a unidade de ensino na qual o aluno está matriculado ou com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (11) 4034-7211.