As secretarias municipais de Serviços e Meio Ambiente deram início a compostagem dos resíduos gerados pelas feiras-livres, com o projeto piloto realizado na feira do Posto de Monta, às quartas-feiras. O intuito é garantir a destinação dos resíduos orgânicos que não seriam reaproveitados por outras entidades e que teriam seu destino encaminhados ao aterro sanitário municipal.
Diversos são os benefícios da compostagem, como a redução na emissão de gases de efeito estufa, a redução do volume dos resíduos gerados, a formação de um adubo orgânico de ótima qualidade, entre outros. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ação de reciclagem dos resíduos com o retorno dos nutrientes dos alimentos ao solo, evitando a extração de recursos naturais.
Segundo a secretária Municipal do Meio Ambiente, Nadia Zacharczuk, a compostagem dos resíduos de feiras é um passo importante para o município, pois garante a redução dos impactos no meio ambiente, o aumento da vida útil do aterro sanitário e a economia dos cofres públicos na compra de insumos para a adubação dos parques, praças e jardins.