Bragança está entre os municípios que registram menores percentuais de faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O levantamento, feito pela reportagem da GB identificou que 55,52% das pessoas que tomaram a primeira carga ainda não completaram o ciclo vacinal.
De forma geral, a maioria dos municípios registram baixo comparecimento em relação ao total de vacinados com a dose inicial. Apenas para efeito de comparação, Atibaia, até o momento, tem 58,90% de faltosos. A média daqueles que ainda não se imunizaram completamente está acima dos 60%.
Na soma das primeira, segunda e dose única, foram 193.961 aplicações feitas na cidade.
Segundo a Secretaria estadual da Saúde, em todo o Estado o total de faltosos da segunda dose chega a 1,27 milhão de pessoas, que não retornaram aos postos para concluir a imunização. Levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) mostra que a metade desse quantitativo está concentrado na Grande São Paulo, que reúne também mais de 20 milhões de habitantes.
O percentual de faltosos varia de 4,7% a 16,4% entre as 17 regiões do Estado, observando-se a proporção de doses enviadas até a última semana para a segunda aplicação e conclusão dos esquemas vacinais.
Vacinas – Para completar a imunização contra a Covid-19, são necessárias duas doses tanto da vacina Coronavac, do Butantan (intervalo de 28 dias), quanto da Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer (12 semanas) – para esta última, o Governo de São Paulo aguarda envio de doses e oficialização do Ministério da Saúde quanto à redução do prazo para 21 dias.
Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.