Cerca de um mês após dada a Ordem de Serviço para a empresa Rual Construções para o início das obras na Avenida Alberto Diniz, o trabalho está em andamento e já é possível ver a construção de reservatório de detenção de cheias (piscinão) no Jardim Califórnia.
A obra que faz parte do projeto de combate às enchentes no município, terá a construções de bacia de retenção da Avenida Alberto Diniz (“Piscinão”), ala para galeria, gabião colchão, gabião caixa na bacia e pavimentação completa. Este reservatório terá como função principal evitar as enchentes ao longo do Ribeirão Lavapés, que corta a cidade.
Na semana passada o vice-prefeito Amauri Sodré; o secretário especial de Gabinete, J. Malon e o secretário de Obras, André Monteiro, visitaram as obras do reservatório, que segundo a prefeitura tem previsão de ser finalizada até dezembro, quando começa a temporada de chuvas mais fortes.
“Esse reservatório dará mais segurança aos moradores e comerciantes da região. Nas últimas chuvas não houve enchente na Vila Malva e Jardim Califórnia devido às obras já realizadas naquela área, incluindo a limpeza do Ribeirão Lavapés”, destacou Amauri Sodré.
Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Serviços concluiu a colocação de tubos de drenagem na Rua Coronel João Leme, no trecho entre a Travessa Itália e a Rua Dona Carolina onde não tinha tubulação para drenagem e captação pluvial, o que ocasionava, em dias de chuvas mais intensas, o acúmulo de água na confluência com a Rua Dona Carolina no Lavapés.
O secretário J. Malon explicou que o reservatório da Alberto Diniz é uma das mais importantes obras para essa região. “Essa obra de infraestrutura dará tranquilidade a moradores, principalmente do Jardim Califórnia, que sofreram tanto com enchentes e desvalorização de seus imóveis. A limpeza do Ribeirão Lavapés ajudou para que não tivéssemos problema nas temporadas anteriores de chuva. Com esse piscinão, no momento de chuva mais forte, a água não vai chegar de uma vez no ribeirão”.
A prefeitura informou que no entorno do Ribeirão do Lavapés foi ampliada a canalização do córrego, com implantação de 155 aduelas, além da execução de serviços como a implantação e manutenção de guias, sarjetas e bocas de lobo. Tal obra colaborou para não haver ocorrências de alagamentos nas últimas chuvas na região.
Outras obras – A Prefeitura já realizou outras intervenções que também têm colaborado para que as chuvas não causem alagamentos. Os lagos e ribeirões passaram por limpeza e desassoreamento, permitindo melhor escoamento da água. O Lago do Taboão, que foi desassoreado, e o lago do Orfeu, têm funcionado como piscinões naturais.
O secretário de Obras, André Monteiro, enumerou entre as obras já finalizadas o reservatório da Rua Francisco Luigi Picarelli e obras na região do Lago do Santa Helena. “A Prefeitura tem intensificado as ações de combate a enchentes e tanto as obras em andamento como as já finalizadas são essenciais para evitar novos episódios”.