As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) foram prorrogadas até às 15h do dia 11 de junho. O valor da taxa é de R$ 39 e a inscrição só pode ser feita pelo site www.vestibularfatec.com.br. Em Bragança, na Fatec – Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, são ofertadas 240 vagas para cinco cursos, sendo um deles com a possibilidade de Ensino a Distância. Em todo o estado a Fatec oferece 18.160 vagas, distribuídas entre os 84 cursos de graduação tecnológica. Um crescimento de 2.360 vagas comparado ao mesmo semestre do ano passado
Em Bragança Paulista, são ofertados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no período matutino com 40 vagas; Gestão da Tecnologia da Informação, noturno com 40 vagas; Gestão Empresarial, matutino com 40 vagas e Ensino a Distância (EAD) com mais 40 vagas; Gestão Financeira, noturno com 40 vagas e Logística, noturno com 40 vagas. Em todo o estado são oferecidas
Para quem tem dificuldade de acessar à internet para se inscrever, as Fatecs vão disponibilizar computadores. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).
Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes ao segundo termo deste ciclo, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.
A seleção dos convocados será por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online. A mudança do critério de avaliação se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos.
Os cursos terão o início pelos formatos remoto ou híbrido (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas e seja possível o retorno às aulas presenciais nas Fatecs.
Inclusão Social – O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
Os candidatos que estudaram na rede pública devem informar essa condição, no momento da inscrição. A comprovação será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar.
É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga ficará à disposição do próximo classificado, caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.