A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza (gripe comum) começa hoje (11) e prossegue até o dia 8 de junho.
Promovida pelo Ministério da Saúde em todo território nacional, a campanha teve início no mês passado e a estimativa é vacinar 79,7 milhões de pessoas.
A segunda etapa é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. Cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas nessa fase.
Etapa inicial – A campanha teve início no dia 12 de abril com a vacinação de crianças entre 6 meses e 6 anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (que estão no período de até 45 dias após o parto).
Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe comum. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas 6,9 milhões das 27,3 milhões das doses distribuídas para todos os estados.
Bragança – Segundo a secretaria municipal de Saúde foram imunizados do primeiro grupo 8.980 pessoas, o que representa 46,2% de imunizados. O total da cobertura vacinal da população alvo é de 63.157 pessoas, segundo o Ministério da Saúde, e até agora são 14,2% receberam a vacina. Lembrando que a meta é imunizar 90% do público alvo.
A secretaria municipal de Saúde ainda informou que para o segundo grupo prioritário devem ser vacinados 32.848 pessoas, sendo 28.943 idosos e 3.905 professores.
Locais – São 29 unidades de saúde para atender a população, porém nas unidades do Centro de Saúde do Lavapés, Henedina Cortez e Santa Luzia, apenas quem passa por consulta podem receber a vacina da gripe, já que são pontos fixos de vacinação contra a Covid.
O grupo prioritário pode comparecer as unidades da zona urbana das 7h30 às 17h; nas unidades de Saúde da zona rural, das 7h às 16h, e o Ônibus da Saúde percorre os bairros onde não há unidades, diariamente das 8h às 16h. O Sistema de Saúde municipal ainda conta com 4 unidades que atendem até às 21h, nos bairros Planejada I, Planejada II, Vila Aparecida e Santa Luzia, apenas às pessoas pertencentes aos grupos preconizados e que estão passando por consulta na unidade.
FOTO: Arquivo/2018