Com o objetivo de orientar e ressaltar a importância das boas práticas de manipulação de alimentos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fez à Secretaria Municipal do Desenvolvimento dos Agronegócios de Bragança, recomendações para a produção, distribuição, comercialização e entrega de alimentos e bebidas em feiras livres, sacolões e varejistas.
Dentre as medidas, está o cuidado com a higiene pessoal, o uso de álcool em gel 70%, bem como a limpeza frequente de superfícies, dos veículos de transporte, locais de acondicionamento de produtos, equipamentos e utensílios. Além disso, deve ser observado o distanciamento social e entre bancas (em caso de feiras livres). Outras orientações são quanto a higienização de produtos alimentícios como frutas, verduras e hortaliças, assim como as embalagens, evitando o armazenamento desses produtos na geladeira sem antes fazer os procedimentos necessários.
As orientações servem para proteger comerciantes e consumidores, e a importância da comercialização de produtos do setor hortifrutigranjeiro, praticada principalmente por pequenos produtores e agricultores familiares, de Bragança.
É importante destacar que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios tem adotado todas as medidas e orientado pontualmente os comerciantes e permissionários que trabalham na cidade. A Prefeitura orienta que se possível somente um membro de cada família frequente ou se dirija ao comércio, feiras, supermercados, entre outros, para evitar aglomeração.