A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota informando que as aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino deverão ser retomadas na segunda-feira (19), enquanto a Rede Municipal agendou a data de 26 de abril.
Como Bragança está na Fase 1(Vermelha) no Plano São Paulo de Retomada Econômica e Enfrentamento do Covid-19, à volta aos bancos escolares deverão observar o limite de 35% da capacidade de ocupação.
O retorno presencial é facultativo, ficando a critério dos pais e responsáveis a opção de manter o aluno nas atividades remotas ou aderir o retorno às salas de aula. Nos próximos dias a Secretaria de Educação encaminhará um formulário com uma pesquisa de interesse, para identificar e quantificar os estudantes que retornarão ao ensino presencial na Rede Municipal de Ensino.
Essa às unidades escolares considera tratar-se de questão humanitária, pois há alunos que apresentam inúmeras dificuldades ao realizar as atividades em casa. Por outro lado, também há alunos que deixam de cumprir com o compromisso escolar e não realizam as atividades on-line, assim como não buscam as vias impressas nas unidades de ensino.
A redução dos índices de síndromes gripais também tem sido observada e acompanhada, apresentando um resultado satisfatório, que possibilita o retorno presencial nas escolas do município.
Imunizados – Em todo esse processo se destaca a vacinação dos profissionais da Educação. Em Bragança, a imunização abrange professores, diretores, coordenadores, pajens, profissionais administrativos e de limpeza, dentre outros, em atividade nas redes pública e privada, com idade igual ou superior a 47 anos. Profissionais com comorbidades, neste primeiro momento, devem permanecer afastados das funções presenciais.
Algumas escolas particulares já retornaram às atividades presenciais esta semana, conforme permitido pelo Governo do Estado. Ajustes como o funcionamento e itinerários do transporte escolar já estão sendo realizados e organizados para atender aos alunos da rede.