Atualizada em 06/04/21 às 10h03
Conforme anunciado pelo governo estadual na semana passada a vacinação para agentes de segurança e começou ontem, em Bragança, juntamente com idosos de 68 anos.
O agendamento para essa faixa etária ainda está liberado no site www.braganca.sp.gov.br. Também podem realizar o agendamento, para segunda dose, quem tomou a 1ª dose de coronavac até 16 de março. Agentes de segurança começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (5) e conforme a Major PM Viviane, em entrevista à rádio 102,1 FM a vacinação ocorre nas dependências do 34º Batalhão PMI, localizado na Av. José Gomes da Rocha Leal, e a previsão é vacinar até sábado (10), os 1.448 agentes de segurança da região do 34º BPMI, entre policiais militares, civis, bombeiros, policiais rodoviários federais e estaduais que atuam na região, policiais ambientais e guardas civis municipais.
A vacinação está sob a coordenação do Capitão dentista PM Roberto Faris, que em entrevista exaltou a necessidade desses profissionais serem vacinados. Na região do 34 º BPMI, que engloba 16 municípios, são 700 profissionais na ativa e 118 já foram acometidos pela doença, ou seja, 16,85% do efetivo.
As doses para atender os agentes, chegaram ontem e já estão todas em Bragança. Essas doses são da fabricante Astrazeneca/Oxford, que tem um período maior para a aplicação da segunda dose, que é de 3 meses. Ao contrário da Coronavac que o intervalo é de 14 a 28 dias. A vacinação dos profissionais ocorre das 10h às 20h na sede do Batalhão, com uma previsão de 240 profissionais vacinados por dia.
A major PM Viviane também falou sobre a importância da vacina para esses profissionais que estão diariamente expostos ao risco de contaminação, mesmo com todos os cuidados. Segundo ela, já são 550 policiais militares em todo Estado mortos vítimas da doença, sendo 500 da reserva e 50 da ativa, além de 1300 afastados, 27 que estão internados na UTI do hospital da PM e 60 em leitos de enfermaria. Esses números são dos que usam o sistema de saúde da Polícia Militar, ainda tem os que usam seus convênios particulares, que também estão afastados.
36 agentes da GCM já vacinados
A Prefeitura de Bragança Paulista, informou que dos 143 agentes de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM), 36 já estão vacinados. A imunização dos agentes deve continuar, conforme cronograma.
A GCM conta com equipes da Ronda Ostensiva de Motocicletas (ROM), do Grupamento de Apoio Montado (GAM), das Guardiãs Maria da Penha, do Grupamento de Operações com Cães (GOC), da Patrulha Rural, da Patrulha Ambiental, do Centro Operacional Integrado (COI), da Bike Patrulha e da Defesa Civil.