Já são 12.448 bragantinos contaminados pelo novo coronavírus, 50,9% a mais do que o registrado no ano passado inteiro. O número é assustador para os 3 primeiros meses do ano, que também já contabiliza 267 mortes e ainda há 8 óbitos que aguardam os resultados para covid-19. Só em março foram, até o balanço divulgado ontem, 105 pessoas morreram em decorrência da doença.
Ainda não se vê quedas significativas nos números de casos confirmados, mediante as medidas mais restritivas impostas desde 15 de março pelo Governo Estadual, e desde 27 de março a prefeitura municipal endureceu ainda mais as medidas decretando o fechamento para o atendimento presencial de quase tudo aos finais de semana, incluindo supermercados, padarias e açougues.
Hoje com 47 leitos de UTI e 51 de enfermaria no SUS, todos ocupados, 17 pacientes até ontem aguardavam leitos, 7 de UTI e 10 de enfermaria.
Visando o melhor atendimento aos pacientes que estão na UPA Vila Davi a prefeitura adquiriu mais 2 respiradores para pacientes bragantinos. A unidade agora conta com seis respiradores. O investimento foi de R$ 94.866,50 provenientes de recursos destinados ao enfrentamento do novo coronavírus. Os equipamentos atenderão os casos graves da doença nos leitos de enfermaria da UPA. Normalmente, esses equipamentos estão disponíveis apenas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI.
Vacinação – Mesmo com o feriadão idosos com 69 até 71 anos puderam ser vacinados com a primeira dose até ontem, e os que já estavam em tempo da segunda dose também. A secretaria Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, anunciou nesta quarta-feira, 31, que está aberto o agendamento no site da prefeitura para os idosos com 68 anos se vacinarem a partir da próxima segunda-feira (5). Já o governador do Estado, João Doria, anunciou que antecipou a vacinação dessa faixa etária para amanhã, mas Bragança manterá a data de 5 de abril, devido ao feriado.
Até ontem, 19.363 pessoas foram vacinadas na cidade, destas 5.996 já receberam a segunda dose.