Fiscais da Vigilância Sanitária e agentes das forças de segurança do município percorreram diversos pontos da cidade, realizando diligências e averiguando denúncias da população sobre o descumprimento do Decreto Municipal nº 3.524/2021,
Conforme balanço da ação conjunta, no último sábado (27) foram realizadas 192 inspeções, 3 interdições e a interrupção de uma festa clandestina com cerca de 30 pessoas. No domingo (28), as equipes percorreram o município atendendo às denúncias recebidas, totalizando 97 inspeções, uma interdição e 3 interrupções de festas clandestinas.
A fiscalização busca atender todas as demandas para evitar a propagação do vírus no município. Durante os próximos dias, com a antecipação de feriados, as fiscalizações prosseguem tanto na área urbana, quanto na zona rural do município. Paralelamente, as barreiras sanitárias seguirão com ações preventivas até o dia 4 de abril nas principais acessos à cidade, monitorando e orientando os motoristas.
“Trotes” atrapalharam – Uma das dificuldades enfrentadas pelos fiscais e agentes de segurança é a quantidade elevada de denúncias falsas. Este tipo de ação prejudica o trabalho das equipes, que se mobilizam ao destino da denúncia e nada encontram ao chegar no local. Só no último sábado, foram 57 ocorrências incongruentes e no domingo mais 20 chamados falsos.
As secretarias da Saúde e da Segurança e Defesa Civil, pedem a colaboração dos cidadãos para que denunciem as aglomerações. Os “trotes” atrapalham as demandas das equipes, que são deslocados aos lugares desnecessariamente.
O Código Penal pune quem passar trote sobre crime ou contravenção a autoridade com detenção de 1 a 6 meses ou multa.
O cidadão pode fazer a denúncia pelos telefones 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) e 190 da Polícia Militar, e ainda pelo Disk Aglomeração, através do telefone (11) 4603-1880, no WhatsApp e delatar irregularidades. As pessoas que contatarem a fiscalização pelo aplicativo de mensagens, ainda poderão encaminhar a localização, de modo que tornará mais rápida e eficaz a ação e chegada das equipes nos locais apontados. Os serviços funcionam 24 horas por dia.